Vereador Alexandre Azevedo consegue aprovação de Projeto de Lei Mobi Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 17/10/2023 13h57, última modificação 17/10/2023 13h57

O Mobi Macapá é o primeiro projeto de aplicativo de mobilidade urbana do município de Macapá, proposto pelo vereador Alexandre Azevedo (PP). A matéria foi aprovada, por unanimidade, na Câmara Municipal.

A proposta de lei visa a criação de um aplicativo de mobilidade individual que oferte pagamentos mais justos para motoristas de carros, motos e táxis que será administrado pela Prefeitura de Macapá.

O projeto prevê que os condutores pagarão apenas 10% do valor da corrida para a plataforma municipal, valor muito abaixo do que plataformas nacionais e internacionais cobram atualmente, com a porcentagem mínima estando entre 40% até 60% dos valores de cada corrida.

Já para os passageiros, a maior vantagem será o fim da cobrança da tarifa dinâmica, que faz com que o preço da viagem aumente em horários de pico.

Segundo Alexandre Azevedo, o aplicativo municipal será uma alternativa às plataformas que já atuam na cidade, proporcionando maior remuneração e, consequentemente, qualidade de vida aos motoristas, bem como melhores condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo.

“Para a elaboração desse projeto conversamos com vários grupos de motoristas para reunirmos as principais reivindicações da categoria, para nos tornarmos mais um instrumento de resolução do transporte em Macapá”, disse Azevedo.

O parlamentar ainda ressalta que o município também irá ganhar com o aplicativo, já que o que for arrecadado na plataforma poderá ser usado como investimento em áreas essenciais como educação, saúde, obras e segurança, trazendo ainda mais benefícios à população.

Além disso, o aplicativo servirá como ferramenta para colher dados acerca da mobilidade da capital, com a possibilidade de coleta de dados que darão subsidio para um diagnóstico real das ruas de Macapá, contando com o apoio dos motoristas que poderão relatar problemas nas vias e semáforos que serão repassados à Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac).

Agora o projeto seguirá para a Procuradoria Geral do Município que irá garantir a legalidade da proposta para depois ser encaminhado para a sanção do prefeito Dr. Furlan.

Ascom/Alexandre Azevedo