Simone Karipuna defende políticas pública para indígenas na Tribuna da Câmara de Vereadores

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 29/04/2023 01h29, última modificação 29/04/2023 01h29

A titular da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas do Amapá, Simone Karipuna, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá, durante a 18ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira, 18 de março, onde defendeu políticas públicas específicas para os indígenas. Ela foi convidada pelo vereador Claudiomar Rosa (Avante) para debater o tema em alusão ao dia 19 de abril, quando é celebrado o Dia dos Povos Indígenas.

A secretária destacou que é preciso formular políticas públicas que, respeitando os aspectos sociais, de acordo com as especificidades da língua, dos costumes e da cultura. “É necessário compreender todo esse contexto para pensar em políticas públicas. Precisamos avançar em vários segmentos dentro da gestão pública para atender as necessidades dos nossos povos, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social”, argumentou.

Simone Karipuna é assistente social e ativista indígena desde os 9 anos de idade. É originária do território Juminã, da aldeia Cunanã.

Karipuna ressalta a importância do dia dos povos indígenas e faz um desabafo: “Estamos num mês muito simbólico para os povos indígenas. Mais do que um mês, estamos falando de um ano de reconstrução, de retomada de políticas públicas que consigam refletir a diversidade dos povos que existe nesse Brasil”, ressaltou a secretária.

A sessão contou com a presença de alunos e alunas indígenas da Escola José Leoves, onde o vereador Claudiomar Rosa leciona.

Ascom/Claudiomar Rosa
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento