Senador Davi garante recurso para reforma e adaptações do Palácio Janary Nunes. Iniciativa visa atender exigências de acessibilidade no prédio que nunca passou por reforma desde a inauguração há 37 anos

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 10/02/2022 00h40, última modificação 10/02/2022 00h40

O senador Davi Alcolumbre (DEM) anunciou na manhã desta quarta-feira, 9 de fevereiro, recurso na ordem de 3 milhões de reais para reforma e adaptações no prédio do Palácio Janary Nunes, sede do Poder Legislativo Municipal de Macapá. O recurso foi conseguido junto ao Ministério da Defesa, por meio do Programa Calha Norte.

A solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Macapá e contou com a participação da maioria dos 23 vereadores; do governador do Amapá, Waldez Góes (PDT); e demais autoridades. Um momento histórico para o Legislativo Municipal.

A iniciativa visa atender exigências de acessibilidade no prédio que nunca passou por reforma desde a inauguração em 14 de março de 1985. Atualmente, o Palácio Janary Nunes possui pouca ou quase nada de acessibilidade.

Pessoas com deficiências enfrentam muitas dificuldades para acessar ao prédio, especialmente ao segundo piso, onde ficam os gabinetes dos vereadores. Não existem elevadores, banheiros adaptados e etc...

Impedimento - Na verdade, até bem pouco tempo, havia um impedimento legal para que a Mesa Diretora da Casa fizesse qualquer tipo de obra ou adaptação no prédio para atender as prerrogativas exigidas por lei às pessoas com deficiências. O imóvel não pertencia a CMM, mas sim ao Governo do Amapá.

Contudo, em agosto do ano passado, após de intensas articulações políticas do presidente, vereador Marcelo Dias (Solidariedade), demais vereadores, senador Davi Alculumbre, junto ao governador Waldez Góes, finalmente o Palácio Janary Nunes foi doado ao município de Macapá́ e a Câmara Municipal pelo Governo do Estado do Amapá́.

"A sensibilidade política de Davi Alcolumbre e Waldez Góes em tomar a decisão de nos ajudar nessa questão foi importantíssima para esse acontecimento histórico que estamos vivendo hoje", declarou Marcelo Dias. Com a cessão do imóvel e o recurso disponível, a Mesa Diretora da Casa vai fazer os investimentos necessários, não só para garantir a acessibilidade, mas também proporcionar um ambiente digno de trabalho aos vereadores, colaboradores e, especialmente, à população de Macapá́ que terá um prédio com a qualidade que merece.

O presidente adiantou que o Palácio Janary Nunes precisa de uma mudança estrutural grande e agradeceu ao governador Waldez e ao senador Davi pela parceria. “Nós, vereadores, fizemos esse pedido as Vossas Excelências e, em menos de quatro meses, fomos atendidos. Somos gratos e contem sempre com o nosso apoio”, assegurou Marcelo Dias.

Casa do Povo - O governador Waldez Góes reconheceu que é na Câmara Municipal de Macapá onde se tem a maior repercussão do debate político, além do Congresso Nacional e Assembleia Legislativa. Segundo ele, é fato que o Poder Legislativo Municipal de Macapá, que é a casa do povo, contribui muito com o processo de desenvolvimento do Amapá.

“O sonho de melhorar o ambiente desse prédio para os legisladores, assessores e, especialmente a população do Amapá, é antigo, mas agora vai se tornar realidade. Isso dará mais dignidade, segurança e humanização a todo trabalho que é prestado aqui”, garantiu o governador.

O senador Davi Alcolumbre ressaltou que todo o processo para a reforma e adaptações da casa do povo foi concluindo em menos de quatro meses. Ele disse que, após o repasse do prédio, conseguiu viabilizar o recurso para a obra junto ao Ministério da Defesa.

Davi entregou ao presidente Marcelo Dias a Proposta nº 054590/2021, assinada no dia 31 de dezembro do ano passado, com o valor de 3 milhões de reais para a obra. “Vamos criar aqui, um ambiente moderno, dar mais dignidade ao trabalho dos parlamentares, servidores e, principalmente para a sociedade que procura a Câmara de Vereadores em busca de solução para seus anseios”, observou.

O senador lembrou que o projeto arquitetônico do Palácio Janary Nunes leva a assinatura do engenheiro Sérgio Cerqueira Barcelos, ex-deputado federal do Amapá, falecido na terça-feira, 8. “Ele foi um ator político importante para o Amapá. Nossas condolências aos familiares e amigos”, registrou.

No evento, todos os vereadores presentes usaram a palavra para agradecer ao governador Waldez Góes e ao senador Davi Alcolumbre pelo empenho e parceria no processo que vai garantir a revitalização da sede do Poder Legislativo Municipal de Macapá.

Ascom/CMM
Fotos: Rosivaldo Nascimento