Seis meses de mandato: Luany Favacho avança em pautas de inclusão, cidadania e fortalecimento institucional

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 03/07/2025 16h12, última modificação 03/07/2025 16h12

Nos primeiros seis meses de 2025, a vereadora Luany Favacho (MDB) vem se destacando na Câmara Municipal de Macapá pela atuação firme, participativa e comprometida com a população. Foram mais de 370 proposições apresentadas, entre requerimentos, indicações e Projetos de Lei — com foco em inclusão, saúde pública, infraestrutura, iluminação e cultura.
Entre os destaques legislativos, está o Projeto de Lei nº 005/2025, que institui o programa Macapá Cidade Inclusiva, voltado à acessibilidade nos espaços urbanos, inclusão digital e empregabilidade de pessoas com deficiência. Luany também é autora do Projeto de Lei nº PLO 60/2025 “Negocios de Impacto”, que visa dar visibilidade e garantir apoio institucional a iniciativas sociais de relevância comprovada.

Duas importantes instituições também receberam reconhecimento legal por iniciativa da parlamentar: foram aprovados os projetos que declaram de utilidade pública a Escola de Samba Mocidade independente Império da Zona Nortee a Loja Simbólica Cavaleiros da Fortaleza de Macapá, valorizando a cultura popular e as tradições da cidade.

Já como presidente da Comissão Permanente de Assuntos Institucionais (CPAI), Luany liderou campanhas como a doação de sangue no Hemoap, que mobilizou mais de 50 voluntários da Câmara Municipal. Também liderou discussões sobre a participação de Macapá na COP30 e o fortalecimento do diálogo com outras câmaras municipais, visando a integração institucional e o desenvolvimento sustentável.
Luany também teve atuação destacada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, com pareceres em projetos voltados para políticas públicas de atenção à população em situação de rua, à saúde da mulher e à assistência social.

Com um mandato participativo, de escuta ativa e presença constante nas comunidades, Luany Favacho reforça seu compromisso com uma Macapá mais justa, inclusiva e conectada com a realidade do seu povo.