Segmentos do samba buscam apoio de vereadores para a realização de eventos carnavalescos em Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 17/02/2022 02h31, última modificação 17/02/2022 02h31

Em pronunciamento na manhã desta terça-feira, durante as comunicações parlamentares da 2ª Sessão Ordinária em ambiente virtual da Câmara Municipal de Macapá, o vereador Claudiomar Rosa (Avante) defendeu os artistas do samba macapaense que alegam supostas perseguições para realizações de shows de samba, pagode e eventos carnavalescos em ambientes de acessos controláveis.

“Temos ouvido o segmento do samba que tem uma demanda legítima. Todos entendem que fica inviável o carnaval de rua, mas não entendemos qual o critério que proíbe apenas os eventos de carnaval em ambientes fechados e permitem shows nacionais com grandes aglomerações. É fundamental debatermos isso profundamente. O samba movimenta toda uma cadeia produtiva, que vai do artista ao empreendedor popular, por isso, precisamos ter uma alternativa para esses pais e mães de famílias que têm, nesse período, em especial, uma fonte extra de renda”, disse o vereador Claudiomar.

Na segunda-feira, 14, na CMM, aconteceu uma reunião envolvendo o Conselho Estadual de Cultura, representantes de associações de samba e pagode, sambistas e imprensa do segmento cultural, para mostrar aos vereadores estas supostas perseguições que vêm ocorrendo com segmento do samba.

Na reunião, foi solicitado que os vereadores articulassem uma pauta com prefeito de Macapá Antônio Furlan (Cidadania) e com o Ministério Público e a Superintendência de Vigilância em Saúde, para que os artistas possam defender seus argumentos e retornarem as realizações de shows de samba, pagode e de carnaval.

Ascom/Claudiomar Rosa