Representante da AMBACS/Unifap usa tribuna da CMM para falar sobre ações do Projeto e a Campanha Setembro Amarelo

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 22/09/2021 00h31, última modificação 22/09/2021 00h31

A vereadora Luany Favacho (PROS), participou na manhã desta terça-feira (21), da 20ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, de forma presencial, e com transmissão ao vivo nas redes sociais do Legislativo e pelo Canal 15.1-HD, em TV aberta.

Atendendo a um requerimento da parlamentar, o professor Washington Luiz de Oliveira Brandão, idealizador do Projeto de Pesquisa denominado Ambulatório de Atenção a Crise Suicida (AMBACS), da Universidade Federal do Amapá, usou a Tribuna da CMM para falar sobre as ações do projeto e a Campanha de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo.

O AMBACS é um projeto de extensão da Unifap que visa assistência psicológica às pessoas envolvidas no comportamento suicida.

O professor fez um relato das ações desenvolvidas pelo projeto, bem como defendeu ampla discussão sobre o tema, que embora ainda seja tratado como um tabu na sociedade, somente no Amapá, é a quarta causa de morte. “Buscar ajuda emocional, psicológica, é algo que ainda precisar ser fortalecido em todas as esferas”, acrescentou.

A vereadora Luany Favacho agradeceu a presença do professor Washington, pela importante participação na sessão. Também externou sua preocupação com o tema. “Há tempos não percebíamos que uma parcela da sociedade estava com este tipo de problema. Temos que discutir mais sobre este assunto. E precisamos ajudar essas pessoas que estão com a saúde mental fragilizada”, concluiu.

Requerimentos

Atendendo as demandas que chegam através do Canal “Fale com a Luany”, a parlamentar teve quatro requerimentos lidos e aprovados, por unanimidade.

Segurança pública

O Requerimento nº 2.476/21-CMM, solicita ao comandante-geral da Guarda Municipal, presença da Guarda Civil em turno de revezamento na Praça da Caixa d’água do Buritizal, em horário de funcionamento dos restaurantes, lanchonetes e brinquedos, para garantir a segurança dos munícipes e a preservação do patrimônio público.

Bairros

O Requerimento nº 2.477/21-CMM, solicita ao secretário da SEMOB, a revitalização da praça e arena de esporte, no Bairro Nova Esperança; Requerimento nº 2.478/21-CMM, solicita ao Diretor-Presidente da CTMac, repintura de faixa de pedestre em frente à Escola Estadual Professora Aracy Mont’Alverne, no Bairro Buritizal, e o Requerimento nº 2.479/21-CMM, solicita ao secretário da SEMAM, a poda de uma árvore na Avenida Ernestino Borges, entre as Ruas Cândido Mendes e Tiradentes, no Bairro Laguinho.

Fale com a Luany

Canal direto que o cidadão pode interagir com a vereadora, através do WhatsApp 99143-2015.

Ascom/Luany Favacho
Fotos: Jaciguara Cruz