Projetos de Lei voltados às mulheres avançam na Câmara Municipal de Macapá
Na reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Macapá desta sexta-feira, 6 de junho, os vereadores aprovaram pareceres de dois Projetos de Lei que beneficiam as mulheres.
As duas iniciativas são de autoria de Margleide Alfaia (PDT). A primeira visa instituir o Disque Saúde Mental da Mulher. O objetivo é fornecer apoio emocional e psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade e adoecimento mental, por meio de atendimento telefônico realizado por profissionais voluntários e/ou organizações da sociedade civil.
A parlamentar também propõe o Programa Cuidar Menina/Mulher, a ser desenvolvido no âmbito da rede municipal de ensino, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
Por meio da distribuição de absorventes higiênicos para adolescentes carentes, a intenção é que as meninas recebam tanto os itens que garantem o direito à dignidade menstrual, como materiais informativos sobre saúde da mulher.
A reunião da Comissão foi presidida pelo vereador Alessandro (PDT), ao lado dos membros Joselyo É Mais Saúde (PP), Patrick Monte (MDB), Ezequias (PSD) e Elenice Scherer (Podemos) — responsável pela elaboração dos pareceres.
Texto e fotos: Secom CMM