Projeto "Macapá: Memórias e Histórias dos Bairros Urbanos e das Comunidades Rurais" tem aprovação na CCJR
O vereador Banha Lobato (União Brasil), teve aprovação de parecer, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), do Projeto de Lei Ordinária nº 100/2025, que trata da criação do Projeto "Macapá: Memórias e Histórias dos Bairros Urbanos e das Comunidades Rurais".
Sob relatoria do vereador Alexandre Azevedo (Podemos), o parecer da referida norma foi apreciado pela CCJR na manhã desta quarta-feira, 20, e aprovado pelos vereadores presentes.
A iniciativa do Projeto de Lei tem como principal objetivo contribuir para a reconstrução da memória, da história e das novas configurações histórico-geográficas dos bairros e comunidades da capital amapaense.
A justificativa apresentada por Banha, destaca que Macapá é formada por uma diversidade de bairros e comunidades com histórias ricas, tradições marcantes e culturas específicas, muitas das quais não estão oficialmente registradas, correndo o risco de se perderem com o tempo. A iniciativa busca reconhecer e fortalecer essas identidades locais, promovendo o pertencimento, o orgulho comunitário e a cidadania ativa.
A reunião da CCJR foi presidida pela vereadora Pra. Léia Pelaes (PDT), e contou com a presença dos vereadores Banha Lobato, Joselyo É Mais Saúde (PP), Alexandre Azevedo, Gian do Nae (PRD), Cláudio Góes (Solidariedade) e Luany Favacho (MDB).