Professores de Jornalismo da Unifap cobram melhores condições para o curso na Tribuna da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 08/05/2024 15h46, última modificação 08/05/2024 15h46

A convite do Vereador Claudiomar Rosa (PT), a coordenadora do colegiado, Roberta Sheibe, falou sobre a história e também da atual situação do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Os professores Ivan Carlo, Rafael Wagner e Elisângela Lima também participaram da 23° Sessão Ordinária que ocorreu na desta terça-feira, 7 de maio, na Câmara Municipal de Macapá.

Na Tribuna, Roberta iniciou a fala contando sobre o surgimento do curso de jornalismo, cujos preparativos aconteceram em 2010 e tendo a primeira turma iniciado as aulas em março de 2011. A docente lembra que, ao longo desses anos, o curso presta um importante serviço de formação profissional em Comunicação à sociedade amapaense e conta, ainda, que grande parte dos profissionais atuantes em rádios, jornais, sites, televisões e assessoria de comunicação tem a formação nas salas de aula da Unifap, sendo que no decorrer desta trajetória, o coração da graduação sempre foram os professores.

“Nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, os professores sempre foram muito bem conceituados, pontuando muito mais do que quaisquer itens do curso, como estruturas e laboratórios”, destaca Roberta.

No entanto, segundo a coordenadora, o curso sempre teve problemas estruturais, como: falta de salas de aula, laboratórios e estruturas para a realização de atividades práticas e lembra que muito do que foi conseguido até hoje, deve-se aos esforços do professor Aldenor Benjamin, falecido em 2021.

Neste momento, somadas às questões estruturais, Roberta enfatiza as dificuldades que o curso vem passando devido à falta de professores, pois alguns docentes foram removidos para outras instituições e outros removidos para outros órgãos governamentais, além dos que foram afastados, por direito e tempo de trabalho, para a conclusão de seus doutorados.
“Nossa luta agora é por mais professores e melhor estrutura do curso. Mas, seguimos firmes e resistentes nesta luta pela educação brasileira, nortista, amapaense, formando jornalistas capacitados, críticos e éticos que possam servir com honestidade à sociedade amapaense”, disse Roberta.

A docente finalizou lendo uma carta do colegiado em que relata a situação crítica do curso de jornalismo da Unifap e pediu apoio da sociedade amapaense para manter o curso de jornalismo firme, atuante, com qualidade técnica e ética.

Ascom/Claudiomar Rosa
Texto: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento