Professor surdo defende implantação do ensino Bilingue nas escolas públicas na Tribuna da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 28/09/2023 17h36, última modificação 28/09/2023 17h36

O professor Hegon Henrique Favacho, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM), durante a 51ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira, 28 de setembro, para expor as dificuldades enfrentadas pela comunidade surda. A convite do vereador Marcelo Dias (Solidariedade), o professor, que é deficiente auditivo, defendeu a implantação da modalidade do ensino Billingue nas escolas públicas do município.

Lei - Ele estava acompanhado de alunos surdos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leóves Teixeira, no bairro Renascer. Hegon Henrique é presidente da Associação da Pessoa Surda do Amapá (ASAPS). O professor apontou que a falta do cumprimento da lei que determina a inserção da modalidade Bilingue nas escolas tem sido um grande entrave para os surdos no Amapá inteiro, visto que as crianças em idades escolares iniciais precisam de uma língua especifica para eles na sala de aula, a Libras.

Educação - Segundo Hegon Henrique, o incentivo a pessoa surda começa pela educação. “Tudo começa com a valorização da língua materna do surdo que é a Libras. As nossas autoridades precisam priorizar essa questão e, em consenso com a comunidade surda amapaense, dar visibilidade para esse tema que se trata da implantação do ensino Bilingue”, destacou.

Ele destacou as dificuldades que os surdos enfrentam no Amapá. E pediu apoio dos parlamentares para a implantação do sistema Bilingue, enfatizando que o poder público precisa fortalecer a valorização dos surdos, inclusão, acesso ao mercado de trabalho e o combate ao preconceito e a discriminação.

“É muito importante o incentivo ao ensino Bilingue em âmbito municipal e estadual, então precisamos do apoio de todos vocês. O preconceito e a desinformação acerca do surdo ainda são muito grandes”, pontuou.

A participação do professor na Tribuna foi interpretada pela professora de libras, Sheila Nascimento, interprete de Libras da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

Perfil - O professor Hegon Henrique Favacho é especialista, docente, interprete e proficiente em libras. Ele atua ainda como professor de letras/libras na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Ascom/Marcelo Dias

Fotos: Rosivaldo Nascimento/Jaciguara Cruz.