Procuradoria Especial da Mulher da CMM firma parceria com o Ijoma para a campanha Outubro Rosa

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 29/09/2021 11h18, última modificação 29/09/2021 11h18

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Macapá firmou parceria com o Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães – Ijoma -, para a campanha Outubro Rosa, mês que faz alusão aos cuidados, a prevenção e a conscientização do câncer de mama e a saúde integral da mulher em todo o Brasil. As vereadoras Adrianna Ramos (PSC) e Luany Favacho (PROS) reuniram nesta segunda-feira, 27, com o presidente do Ijoma, padre Paulo Roberto, e a assistente social, Lene.

A PEM/CMM vai participar ativamente da programação do instituto que inicia no próximo dia 1º e vai até 31 de outubro. “Vamos contribuir com a campanha Outubro Rosa, levando assistência jurídica e palestras motivacionais”, adiantou Adrianna Ramos, procuradora titular da PEM/CMM.

Rosa - Não é por acaso que, todos os anos, durante o mês de outubro, monumentos, prédios e pontos turísticos são iluminados com luzes de cor rosa. A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, realizada no Brasil desde 2002.

O câncer de mana não afeta apenas as mulheres, por isso, a prevenção também tem que ser feita pelos homens. “Muitas vezes não perdemos a luta para o câncer, mas sim para o preconceito e a falta de informação, para o sedentarismo e o comodismo”, alertou padre Paulo Roberto.

Autoexame - Apesar do autoexame ser um grande foco do outubro Rosa, é importante também fazer os exames de mamografia e ultrassonografia para detectar nódulos na forma precoce. "Para conseguir palpar, o nódulo precisa ter no mínimo dois centímetros, o que a gente já considera relativamente grande. Por meio dos exames de mamografia e a ultrassonografia, é possível detectar nódulos a partir de cinco milímetros", garantiu um mastologista.

A detecção precoce do câncer de mama é o maior definidor do resultado do tratamento. Quando diagnosticados pequenos e tratados em estado inicial, os tumores demandam um tratamento menos agressivo e têm resultados melhores em termos de cura.

Secom/CMM