Procuradora da CTMac expõe a grave crise do transporte coletivo em Macapá na CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 29/08/2023 17h36, última modificação 29/08/2023 17h36

A Tribuna da Câmara Municipal de Macapá recebeu na manhã desta terça-feira, 29, durante a 43ª Sessão Ordinária, Patrícia Almeida, procuradora da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac). Ele foi convidada pelo vereador Caetano Bentes (Podemos), para detalhar sobre o chamamento público realizado pela Prefeitura Municipal de Macapá no dia 14 deste mês, visando credenciar empresas interessadas na prestação do serviço de transporte coletivo na capital.

Ela informou da necessidade da realização do chamamento público, alegando que nos últimos dias, à questão do transporte público tem ficado cada vez mais precária em Macapá. Além disso, as tentativas de realização do processo de licitação para a prestação desse serviço não prosperaram, dando vazias.

“As empresas possuem uma ordem de serviço de emergência na qual elas podem rodar com aproximadamente 100 ônibus, mas a realidade é que têm dias que temos apenas 30 ônibus rodando na capital, segundo o levantamento foi pela CTMac na última semana”, explicou.

Patrícia Almeida destacou ainda que a licitação do transporte coletivo está suspensa por ordem judicial, tornando o chamamento público o único remédio legal para que possa haver mais ônibus rodando na cidade, diminuindo o tempo de espera, dando mais qualidade de vida para os usuários que são os que mais padecem com essa situação.

O assunto suscitou o a intervenção de vários vereadores que criticaram a situação que tanto tem penalizado os usuários de ônibus, e parabenizaram a iniciativa do prefeito Antônio Furlan em resolver o problema.

Ascom/Caetano Bentes
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento