Presidente Marcelo Dias provoca debate sobre a causa animal na Tribuna da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 18/04/2024 15h38, última modificação 18/04/2024 15h38

“O Abril Laranja - Mês de Conscientização contra os maus tratos de animais”. Este foi o tema abordado na Tribuna da Câmara Municipal de Macapá por Flávia Natália de Lima, coordenadora municipal de Saúde, Proteção e Defesa Animal. Ela veio a convite do vereador Marcelo Dias (PRD), presidente da Câmara Municipal de Macapá.

O debate aconteceu nesta quinta-feira, 18 de abril, durante a 18ª Sessão Ordinária. Na oportunidade, Flávia Natália, ressaltou as ações que vem desenvolvendo em defesa dos animais e dos desafios ainda existentes para a implementação de políticas públicas voltadas para a causa animal.

Lei Municipal - O Abril Laranja foi instituído em Macapá, a partir da Lei Municipal Nº 2.457/2021, de autoria do vereador Marcelo Dias, para ampliar o nível de conscientização da população quanto à necessidade de se combater os elevados índices de maus tratos e crueldade contra os animais.

Conscientização - Flávia Natália que também é presidente da Organização Não Governamental (ONG) Vira Latas, demonstrou preocupação quanto aos índices de maus tratos contra animais, principalmente cães e gatos. “A situação de abandono destes animais é gritante. Temos que atuar fortemente na conscientização das pessoas em tratar bem os animais, em cuidar e acolher com carinho os nossos pets”, observou a coordenadora.

Ela também reforçou que, hoje, a Coordenadoria Municipal de Saúde, Proteção e Defesa Animal mantém parcerias significativas com o Ministério Público do Estado, delegacias de polícia e demais órgãos que atuam em defesa da causa animal. “No entanto, a rede de proteção animal e as leis existentes que tratam da causa, precisam ser efetivadas”, sintetizou.

Os casos de maus tratos animal devem ser denunciados pelo canal de WhatsApp do Ministério Público (96) 8127- 0801, envolvendo animais
acorrentados no sol ou na chuva, omissão de socorro, animais privados de alimentação ou saúde, além de todo e qualquer tipo de agressão ou violência contra os pets. Flávia também parabenizou o vereador Marcelo Dias pela lei Abril Laranja, pelo comprometimento com a causa animal.

Causa - Marcelo Dias destacou que todos precisam se engajar na causa de defesa dos animais. “O abril Laranja surgiu, a partir da nossa proposta de sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de acolher e cuidar bem dos nossos animais. A nossa lei é uma forma de tentar amenizar os maus tratos contra os animais”, frisou o autor da lei.
Marcelo Dias também enalteceu o compromisso da Prefeitura de Macapá com a causa animal. Visto que, hoje, o município já disponibiliza o Castramóvel, Hospital Veterinário e, mais recentemente, o Samu Pet.

Em Macapá são hoje cerca de 50 mil animais em situação de abandono, 50 mil tutelados e 8 mil animais castrados.

Ascom/Marcelo Dias
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento.