Presidente Marcelo Dias promove debate sobre acessibilidade e inclusão de pessoas surdas

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 25/04/2024 15h07, última modificação 25/04/2024 15h07

Em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), transcorrido na quarta-feira, 24 de abril, e a Lei Municipal nº 1.734, de autoria do vereador Marcelo Dias (PRD), que institui a disciplina de Libras nas escolas de ensino fundamental de Macapá, a Câmara de Vereadores promoveu um grande debate sobre acessibilidade e inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho. A iniciativa em defesa da causa aconteceu durante a 20ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 25 de abril.

A Sessão iniciou com a execução dos hinos do Amapá e de Macapá em libras pela Banda de Música da Guarda Municipal Siney Sabóia. A interpretação em libras foi feita por alunos da sala de ensino bilíngue da Escola Municipal Professor José Leoves Teixeira, situada no bairro Renascer, na Zona Norte de Macapá, coordenada pelas professoras Cheyla Bezerra e Maria Noronha.

Tribuna – Convidada pelo presidente Marcelo Dias, Marceline Guedes dos Santos, professora da Universidade Federal do Amapá (Unifap); vice- coordenadora do colegiado de letras LIBRAS-Português da Unifap; mestra em letras linguagens da Amazônia pela UNIFAP; doutoranda em letras estudos linguísticos na Universidade Federal do Pará – UFPA; membro da Comunidade Surda Amapaense, usou a Tribuna para falar da causa da pessoa surda.

Celine Guedes disse que, a partir da lei nacional e municipal, que garantem direitos as pessoas surdas de terem uma forma de se expressar pela Língua Brasileira de Sinais, houve muitos avanços. “Hoje, existem muitas capacitações e cursos, inclusive de nível superior, em Libras, garantindo assim, a acessibilidade linguística à comunidade surda. A Câmara de Vereadores de Macapá saiu na frente ao implantar a tradução em Libras das Sessões Legislativas e deu exemplo. Hoje, outras instituições passaram a adotar o interprete de Libras”, reconheceu.

Inclusão - Marcelo Dias parabenizou toda a comunidade surda do Amapá, em nome dos alunos da sala bilíngue da Escola Municipal Professor José Leoves Teixeira. “É uma satisfação em receber todos vocês aqui, na Câmara de Vereadores. Quando assumi à Presidência, uma das primeiras medidas foi implantar a tradução em Libras nas transmissões das Sessões Legislativas, garantindo a acessibilidade e a inclusão linguística as pessoas surdas. Estou feliz porque a Câmara de Macapá foi pioneira nesta causa e quero dar uma boa notícia: vamos garantir vagas para interprete de Libras no concurso que vamos realizar ainda este ano”, finalizou.

Texto: Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento