Presidente Marcelo dias homenageia profissionais da dança durante sessão solene na CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 29/04/2024 15h30, última modificação 29/04/2024 15h30

Uma manhã de segunda-feira especial para celebrar o Dia Municipal de Dança, 29 de abril, na Câmara Municipal de Macapá. O presidente Marcelo Dias (PRD), autor da Lei nº 2.181/2015-PMM, que institui o Dia Municipal da Dança no calendário de eventos oficiais do município de Macapá, realizou Sessão Solene para homenagear os profissionais da dança amapaense.

Treze personalidades foram agraciadas com o Título Honorífico Mérito Artístico Cultural do Poder Legislativo Municipal. Foram eles: Agesandro Dias do Rêgo, representado pelo pai Ademir Pessoa do Rêgo; Alberto Jaime Brito; Claudete Nascimento; Gioconda Melissa dos Santos Ribeiro; José Cosme dos Santos Costa; Jucicleide Façanha de Almeida, representada pela senhora Anne Ferreira, professora de ballet e coreógrafa da Casa de Dança; Lilian Alves Costa Monteiro; Louise Roseane da Mota Borges; Maria Anete Peixoto; Myrla Nazaré Smith Barreto; Ricardo Guimarães Marinho; Sandra do Socorro Oliveira dos Santos e Silvana; e Silvano do Rêgo Santos.

O dispositivo foi composto pelo presidente Marcelo Dias, vice-presidente vereador Gian do Nae (PRD), Sandra do Socorro Oliveira dos Santos e Ricardo Marinho.

Sandra do Socorro falou que a data é para refletir pela valorização dos profissionais da dança e por mais políticas públicas para o segmento. “Estou aqui movida pelo amor à arte e a dança. Dançar é uma terapia, um movimento genuíno, um instrumento de transformação. Parabenizo o presidente Marcelo Dias pela iniciativa de criar esse dia especial para todos nós dançarinos”, agradeceu.

“Estou muito feliz por esse dia dedicado a nós que fazendo dança e pelo reconhecimento do vereador Marcelo Dias. Nossa profissão ainda é muito marginalizada, precisamos lutar contra o preconceito que ainda sofremos e por mais valorização”, pontou Ricardo Marinho.

O vereador Gian do Nae reconheceu que dançar é sim uma profissão, tanto que hoje já existem dançarinos tirando o sustento da família e fazendo pessoas felizes em casas noturnas de Macapá. “Precisamos trabalhar por mais espaços para os profissionais da dança”, ressaltou.

Ele criticou o abandono do teatro das Bacabeiras que está com as portas fechadas por algum tempo, impedindo que muitos artistas fiquem sem espaço para desenvolver sua arte. “Quero parabenizar o prefeito Antônio Furlan (MDB) que já anunciou a construção do teatro municipal”, disse.

O presidente Marcelo Dias agradeceu a Deus pelo momento vivenciado na Câmara de Vereadores. “Como vereador e ativista do movimento cultural, criei o Dia Municipal Dança, do Teatro e da Música. O que estamos fazendo aqui, hoje, é uma justa e merecida homenagem e a valorização dos profissionais da dança, pois todos nós sabemos das dificuldades que é viver da arte em nosso estado. Vocês, profissionais da dança, são verdadeiros heróis, agradeço pelo o que cada um faz pela dança e pela cultura do Amapá”, declarou.

Neto Vinhas falou sobre a oportunidade de participar da Sessão Solene em nome de todos os jovens artistas do estado. “Desejo que a nossa dança e os nossos dançarinos continuem evoluindo, e que possamos ter mais espaços, oportunidades, valorização e dias como este para celebrar e debater algo tão importante. Aos nossos grandes nomes da dança, vocês deixaram um legado, e o nosso dever é continuar escrevendo essa história da dança no nosso município e estado”, mencionou.

Os veradores Ednoelson Careca (PRD), Alexandre Azevedo (Podemos), Caetano Bentes (Podemos) e Allan Ramalho (PSB), presentes na solenidade, se pronunciaram enaltecendo o segmento da dança e parabenizaram os profissionais por tudo o que fazem pelo engrandecimento da cultura amapaense...

Apresentações – Durante o evento, houve as apresentações de Ballet Clássico com Solo de Repertório La Esmeralda, interpretada pela bailarina Ynaiá Susuarana; Dança de Salão, pelos dançarinos Alex Moreno e Patrícia Maciel; Breaking Dance, pela dupla B.boy Fabricio e B.boy Jhosephe; e Dança do Ventre, com a bailarina Melissa Ribeiro.

Em seguida, aconteceu o momento das homenagens com a entrega das honrarias.

Texto: Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz