Presidente Marcelo Dias fomenta debate sobre Síndrome de Down na Tribuna da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 21/03/2024 13h21, última modificação 21/03/2024 13h21

No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado dia 21 de março, a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá recebeu, Ângela de Nazaré Silva de Souza Maximin, presidente da Associação Nortear Down. Ela veio a convite do vereador Marcelo Dias (Solidariedade), autor da Lei Municipal nº2.654/2023-PMM, que institui o Programa de Orientação e inclui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down no Calendário de Datas Comemorativas no Município de Macapá.

Segundo ela, a data é uma reflexão a respeito de como a sociedade enxerga uma pessoa com Síndrome de Down. “Antes de qualquer coisa, é importante dizer que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética”, completou.

Celebração – Ângela Maximin destacou que a data faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. A escolha da data foi proposta pelo Brasil, e aprovada por consenso pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011. “A proposta é conscientizar a sociedade a respeito da necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais. “A ideia é melhorar a inclusão destas pessoas em vários aspectos como Unidades de Saúde adequadas, atividades esportivas, sociais e intelectuais.

Sensibilidade - O presidente Marcelo Dias ressaltou que a CMM está à disposição da Associação Nortear Down para continuar debatendo o tema. “E um tema bastante sensível e que precisa ser debatido por todos nós, e devemos quebrar de uma vez por todas com o preconceito, a discriminação e a falta de informação acerca desta síndrome.”, pontou o vereador.

Ele acrescentou que a programação relacionada ao tema acontece entre os dias 21 e 28 deste mês com a proposta de ampliar os noveis de conscientização e aceitação da pessoa com Down. “Quero convidar a todos para a grande caminhada no próximo sábado, dia 23, a partir das 16 horas, com concentração no Mercado Central, para fortalecer esse movimento e valorizar as pessoas com síndrome de Down”, concluiu.

Texto: Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento