Presidente DaLua visita o Iapen e destaca avanços na humanização do sistema prisional

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 15/10/2025 14h09, última modificação 15/10/2025 14h09

O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Pedro DaLua (União Progressista), visitou na manhã desta quarta-feira, 15, o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), onde ocorre uma Ação de Cidadania voltada à saúde prisional, com atendimentos destinados a todas as unidades prisionais e aos servidores do instituto.

A programação inclui triagem e avaliação médica, testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação, coleta de sangue e de escarro para diagnóstico de tuberculose, dispensação de medicamentos e levantamento de dados epidemiológicos.

DaLua, que já presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amapá durante seu mandato como deputado estadual, destacou o avanço no trabalho de humanização dentro do sistema prisional.

“Hoje percebo a humanização, e a direção do Iapen está de parabéns. É importante lembrar que, quando fui deputado estadual em 2015, presidi a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e estive aqui umas cinco ou seis vezes. O que vejo agora é algo totalmente diferente do que era antes. Parabenizo a atual gestão, o Governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública e, em especial, a administração do Iapen. Esta é a primeira grande ação de saúde da história do sistema prisional. Ver todos uniformizados e bem organizados nos traz um sentimento de segurança”, afirmou o vereador.

A visita foi acompanhada pelo diretor em exercício do Iapen, Cézar Delmondes, que ressaltou a dimensão e o impacto da ação.

“Muitas dessas pessoas nunca tiveram essa oportunidade. Estamos proporcionando acesso à saúde e registrando a maior ação da história do sistema prisional amapaense. Ontem batemos um recorde nacional, com 1.134 atendimentos em um único dia. Isso mostra o compromisso no combate às organizações criminosas, mas também a capacidade de reintegração social. O Iapen é uma das unidades federativas com melhor controle de doenças infectocontagiosas graves, como HIV e tuberculose”, destacou Delmondes.

Durante a visita, DaLua conheceu também as oficinas de artesanato desenvolvidas pelos internos e elogiou as iniciativas de ressocialização.

“Gostei muito do que vi e vou propor pessoalmente uma moção de aplausos à direção do Iapen e a toda a equipe por essa revolução positiva. Quero colocar a Câmara de Macapá à disposição para colaborar em futuras ações no presídio. Podem contar com apoio total da estrutura da Casa e dos gabinetes dos vereadores. Precisamos mostrar à sociedade o que o Iapen vem realizando no quesito humanização”, concluiu o presidente.

Texto e imagens: Secom CMM.