Presidente DaLua celebra primeira prestação de contas da Câmara e projeta selo ouro em transparência

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 09/09/2025 20h22, última modificação 09/09/2025 20h22

O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Pedro DaLua (União Brasil), avaliou como histórica a primeira reunião de prestação de contas de sua gestão, realizada nesta terça-feira, 9, no plenário da Casa. Em oito meses à frente da presidência, DaLua afirma ter alcançado o índice de 77,68% em transparência, resultado que considera uma conquista para toda a sociedade.

“Tivemos a primeira sessão de prestação de contas, assim como tivemos a primeira sessão itinerante, a primeira transmissão ao vivo pela internet e a primeira vez no modo virtual. Cada presidente que passou deixou seu legado: Acácio Favacho contribuiu, Marcelo Dias também. Em determinados momentos da história, eles inovaram. Seguindo o bom legado que nos deixaram, estamos ampliando o trabalho, especialmente na transparência desta Casa. A reunião de hoje foi muito satisfatória: os vereadores presentes, a imprensa e as dúvidas que foram esclarecidas mostram que a prestação de contas foi feita para o povo, com representantes do povo no plenário. É a primeira vez, e esperamos que se torne uma prática constante”, destacou DaLua.

DaLua destacou que a meta para 2025 é alcançar o selo ouro ou até diamante em transparência, concedido pela Atricon – Associação dos Tribunais de Contas do Brasil.

“A população ganha com isso, e nos tornamos orgulho e bom exemplo. Esse é o legado da nossa gestão, atingindo o nível prata avançado. Se Deus quiser, no ano que vem vamos alcançar o selo ouro, ou até de repente, o diamante, concedido pela Atricon – Associação dos Tribunais de Contas do Brasil. Para nós, é motivo de orgulho ter alcançado, em apenas oito meses, esse nível de transparência no Amapá”, destacou DaLua.

O vereador também comentou o requerimento apresentado por parlamentares da base do governo municipal, solicitando acesso a informações da Câmara. Para ele, a iniciativa, longe de ser um problema, foi uma oportunidade.

“Recebi com tranquilidade, porque tudo já está disponível no portal da Câmara, que funciona e é transparente, diferente do portal da Prefeitura, que tem apenas 39% de transparência. Quando vieram tentar me constranger com esse tipo de requerimento, que nunca foi solicitando nessa Casa, na verdade, me deram a chance de mostrar nosso trabalho. A sociedade tem o direito de saber como cada centavo é aplicado, e nós temos o dever de garantir essa clareza”, concluiu DaLua.

Texto e fotos: Secom CMM.