Presidente da OCB-AP usa a Tribuna da Câmara de Vereadores e presta conta da atuação do Sistema no Estado

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 31/05/2023 17h07, última modificação 31/05/2023 17h07

Com aproximadamente 100 instituições associadas e com atuação em onze dos 16 municípios amapaenses, a Organização das Cooperativas no Estado do Amapá (OCB/AP) tem papel fundamental no incentivo a criação, legalização e reativação de cooperativas em diversos segmentos de serviços.

A presidente do Sistema OCB-AP, Maria das Dores da Silva Nascimento, falou a respeito da atuação do sistema no Estado. Atendendo convite do vereador Edinoelson Careca (PRÓS), ela usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá, na 30ª Sessão Ordinária da Casa, na terça-feira, 30 de maio. Na oportunidade, Maria Nascimento fez uma explanação aos parlamentares acerca dos serviços e das principais ações que a instituição disponibiliza a sociedade.

Segundo ela, o Sistema OCB-AP tem papel essencial na construção de novas cooperativas, elaboração de estatutos e modelo de gestão de muitas delas. “Iniciamos na OCB-AP como estagiária e hoje estamos na presidência do sistema. Temos colocado toda nossa experiência a disposição dos cooperados”, destacou a presidente.

Atuação - Segundo dados, nos três últimos anos a OCB-AP realizou os seguintes atendimentos. Em 2020 foram instaladas 30 cooperativas com 2.482 atendimentos; em 2021, foram 44 cooperativas com 4.889 atendimentos; já em 2022 foram instituídas 47 com 13.754 atendimentos.

“As portas da OCB estão abertas e queremos receber e abraçar todas as cooperativas. Temos avançado na profissionalização das entidades, oferecendo cursos, capacitações, organização de gestão. Queremos que o Amapá saiba que pode contar com as cooperativas para se recuperar frente aos danos econômicos causados ainda pela pandemia, pois elas têm potencial de geração de empregos e produtividade”, arrematou.

Maria Nascimento ressaltou que está com viagens agenda para cinco países para debater o cooperativismo no Amapá, no Brasil e no mundo, entre eles, a Bélgica. Ela ressaltou ainda que todas as informações referentes ao sistema estão disponíveis nas plataformas: Instagram, Facebook e Site.
Reconhecimento - O vereador Edinoelson Careca destacou a importância que o Sistema OCB-AP tem na agregação das cooperativas do estado, numa perspectiva de uma economia solidária, rentável e compartilhada entre os associados. “Foi fundamental a sua vinda aqui, na Tribuna desta Casa, para ajudar a dar maior visibilidade ao trabalho desta importante instituição”, finalizou o parlamentar.

Ascom/Edinoelson Careca
Foto: Jaciguara Cruz