Presidente da CTMac usa a Tribuna para falar sobre o novo sistema de transporte público de Macapá.
A Tribuna da Câmara Municipal de Macapá recebeu nesta terça-feira, 22 de outubro, durante a 49ª Sessão Ordinária, Patrícia de Almeida Barbosa, diretora-presidente da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac). Ela fez uma explanação acerca da atual frota de ônibus que atende à cidade de Macapá. O convite foi feito pelo vereador Marcelo Dias (PRD), que tem defendido um transporte público de qualidade para a população.
Avanço - Na oportunidade, Patrícia de Almeida, destacou a atuação da CTMac, para melhorar a qualidade do serviço de transporte público na capital. Ela citou que a atual frota de ônibus na cidade é de 120 veículos, parte deles zero quilômetro, com ar-condicionado, mas que tem um processo de licitação em andamento para ampliar ainda mais esse número.
Segundo a diretora, que está há um ano no cargo, ela recebeu um transporte público sucateado. “Desde que assumimos a CTMac, temos intensificado as ações de fiscalização, cumprimento de horários e dos itinerários dos ônibus. A Companhia conta, inclusive com um canal direto de comunicação onde à população tem se utilizado para manifestar suas reclamações acerca do serviço”, completou.
Ela anunciou, ainda, que a CTMac dispõe de um sistema moderno, que permite tanto o poder público, quanto à população, de acompanhar passo a passo o trajeto, horários e, inclusive, a quantidade de passageiros que é transportada por cada empresa.
Patrícia de Almeida reforça que, durante 23 anos, o poder público nunca teve acesso ao serviço do transporte público para acompanhar e propor políticas públicas de qualidade.
O vereador Marcelo Dias enalteceu o avanço do transporte público na capital, mas tem consciência que ainda precisa melhorar em alguns aspectos. “Ao longo destes anos sempre questionamos a precariedade do transporte público, mas reconheço que nos últimos três anos e meio, o serviço melhorou e muito”, destacou o presidente Marcelo Dias. Ele atribui isso, a determinação e dedicação do prefeito Antônio Furlan (MDB) que enfrentou o sistema e buscou alternativas para que à população macapaense tivesse ônibus de qualidade.
Texto: Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento