Presidente da Câmara defende união entre poderes para avanço da educação durante abertura do Programa Criança Alfabetizada
A presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereadora Margleide Alfaia (PDT), participou, nesta quarta-feira, 28 de maio, da mesa de honra que marcou a abertura da 1ª Formação do Programa Criança Alfabetizada (PCA) 2026. O evento reúne educadores da rede municipal em uma mobilização voltada ao fortalecimento da alfabetização e da aprendizagem na capital.
Durante o pronunciamento, Margleide destacou o compromisso da gestão municipal com a educação e reforçou a importância da união entre os poderes para garantir avanços concretos no ensino. A parlamentar ressaltou a prioridade dada pelo chefe do Executivo à pauta educacional e afirmou que investir na formação dos profissionais é fortalecer o futuro das crianças.
“A educação precisa ser tratada com responsabilidade e prioridade. E isso nós temos acompanhado na gestão municipal. A Câmara de Macapá também está à disposição para contribuir com esse processo, porque a união entre os poderes é essencial para alcançarmos melhores resultados”, afirmou.
Margleide também enfatizou a importância do cuidado com a infância e da alfabetização na idade certa. “É gratificante perceber que nossas crianças estão sendo colocadas como prioridade. Saber que um filho chegará à escola e será acompanhado corretamente em cada etapa da aprendizagem traz segurança e esperança para as famílias”, destacou.
A presidente ainda ressaltou que o momento representa valorização dos educadores e fortalecimento das práticas pedagógicas no município.
Programação
A 1ª Formação do Programa Criança Alfabetizada acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio, e contempla os eixos Recomposição da Aprendizagem, Ciclo de Alfabetização e Educação Infantil. As atividades reúnem professores da rede municipal em encontros voltados à qualificação das práticas de ensino, com foco na alfabetização e no desenvolvimento das competências de leitura, escrita e cálculo.
O Programa Criança Alfabetizada foi instituído pela Lei nº 2.448/2019, por meio do Regime de Colaboração da Educação no Estado do Amapá, chamado Colabora Amapá Educação. A iniciativa busca fortalecer a aprendizagem e melhorar os indicadores educacionais por meio da atuação conjunta entre o Governo do Estado e os municípios.
Desde abril deste ano, o município de Macapá retomou integralmente a adesão ao programa, e passou a atender, em sua totalidade, a Educação Infantil e o Ciclo de Alfabetização. A expectativa é ampliar os resultados educacionais e garantir mais oportunidades de aprendizagem para os estudantes da rede pública.
Texto: Érica Favacho/Secom CMM
Foto: Semcom/PMM