Prefeito Furlan faz balanço da administração e fala das metas do governo para 2022 na abertura do Ano Legislativo

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 09/02/2022 04h25, última modificação 09/02/2022 04h25

Na abertura dos trabalhos do Ano Legislativo da Câmara Municipal de Macapá, nesta terça-feira, 8 de fevereiro, o prefeito Antônio Furlan (Cidadania), fez um balanço do primeiro ano administração e falou das metas do governo para o ano de 2022. O prefeito participou da 1ª Reunião Ordinária em ambiente virtual do 1º período da II Sessão Legislativa da XIII Legislatura, devido ao agravamento da pandemia da Covid-19.

Na mensagem ao Legislativo, Furlan destacou a relação respeitosa do Executivo com os vereadores que, segundo ele, muito contribuiu para o trabalho avançar e trazer inúmeros benefícios à população de Macapá. “As conquistas obtidas no primeiro ano da administração municipal não são só mérito do Executivo, mas também desta Casa de Leis que cumpriu o seu papel e muito nos ajudou”, declarou.

Balanço - O prefeito lembrou que inicou a gestão com projetos em desenvolvimento que foram concluídos com muito esmero da equipe. “Destravamos recursos parados que estavam prestes a serem perdidos, conseguimos o valor 251 milhões de reais em emendas da bancada federal para executar projetos, e contratos assinados com a Caixa Econômica Federal”, enumerou.

Furlan disse que em 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Macapá teve um aumento de, aproximadamente, 4 mil postos de trabalho formal. É o melhor resultado em quase 10 anos, segundo ele.

Os números do Caged também são o reflexo do desempenho na saúde municipal, com a entrega de cinco novas unidades básicas, de um centro de especialidades com equipamentos modernos e equipes multiprofissionais, e do avanço da vacinação contra a covid-19. O aumento dos postos de trabalho com carteira assinada também envolve as chamadas dos concursados, que hoje já são quase 600 novos servidores da prefeitura de Macapá nas áreas da Educação, Saúde e Assistência.

Metas – O prefeito garantiu que vai seguir com o plano de governo, através do Probem (Programa de Assistência ao Cidadão), Proad (Programa de Administração de Macapá), e Prodes (Programa de Desenvolvimento Econômico e Social).

Entre as metas e prioridades para 2022, Furlan destacou o início da construção do Hospital Municipal, que terá no mesmo complexo a Maternidade Municipal, com a Casa da Gestante e Unidade Neonatal. Além disso, a nova ponte Sérgio Arruda e entorno; a construção de dez novas unidades educacionais entre escolas e creches; duas escolas de tempo integral; a criação do projeto jardim terapêutico; a criação da escola de administração pública; a execução de infraestrutura de saneamento e etc.

“Vamos continuar trabalhando incansavelmente, para fazer o melhor pelos macapaenses, mas para que a gente consiga alcançar a tão almejada melhoria da qualidade de vida, precisamos do apoio desta casa de leis, das vereadoras e vereadores, que também querem o melhor pelo nosso povo. Desejo a todos os legisladores desta Câmara um ano de trabalho muito produtivo, que tenhamos serenidade e entendimento, que as nossas decisões possam impactar o dia a dia dos macapaenses”, concluiu.

Texto: Ascom/CMM
Foto: Rosivaldo Nascimento