PEM/CMM participa da ação do Setembro Dourado que chama atenção da sociedade para os sintomas do câncer infanto-juvenil

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 20/09/2021 23h03, última modificação 20/09/2021 23h03

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Macapá, por meio das vereadoras Adrianna Ramos (PSC), Maraína Martins (Podemos), Luany Favacho (PROS) e assessoria da vereadora Janete Capiberibe (PSB), participaram na tarde deste sábado, 18, da ação educativa em alusão ao Setembro Dourado, que chama a atenção da sociedade para os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil. A ação realizada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC/Zona Norte), do Tribunal de Justiça do Amapá, e parceiros como a ONG Carlos Daniel, Ministério Público do Amapá e os Legislativos Federal, Estadual e Municipal aconteceu no Parque do Forte, no Centro da Capital.

A programação contou com recreação infantil, pintura facial, bonecos, entre outros. 14 crianças que “valem ouro” foram parabenizadas por terem vencido a doença – por isso o dourado foi a cor escolhida – em celebração à vitória da cura.

O setembro dourado foi criado para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infanto-juvenil, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces. “Participamos e contribuímos com as atividades nesta ação importantíssima de alerta a todos nós. Vamos levar para a Câmara de vereadores e a sociedade a importância de discutimos mais essa questão do câncer infantil”, ressaltou a vereadora Adrianna Ramos, titular da PEM/CMM

O juiz Marconi Pimenta, titular do CEJUSC Zona Norte, disse que a campanha Setembro Dourado dar visibilidade para um problema quase imperceptível - os sintomas do câncer infantil -. “Para o câncer infantil, não existe prevenção, quanto mais precoce for diagnosticado, maior a chance de cura”, declarou o magistrado.

Secom/CMM