Pedro DaLua é eleito presidente da Câmara Municipal de Macapá com apoio da maioria dos vereadores
O vereador Pedro DaLua, do União Brasil, foi eleito nesta quarta-feira, 1º de janeiro, novo presidente da Câmara Municipal de Macapá, conquistando a maioria absoluta dos votos. A chapa A composta por Pedro DaLua (presidente); Margleide Alfaia, do PDT (1ª vice-presidente); Japão Bahia, do Solidariedade (2º vice-presidente); Joselyo e Mais Saúde, do PP (1º secretário); e Ruzivan Pontes, do Republicano (2º secretário), recebeu o apoio de 17 dos 23 vereadores.
A chapa B formada por João Mendonça, do PRD, (presidente); Caetano Bentes, do Podemos, (1º vice-presidente); Bruno Igreja, do MDB, (2º vice-presidente); Ezequias Silva, do PSD, (1º secretário); e Elenice Scherer, do Podemos, (2ª secretária), desistiu da disputa momento antes da eleição.
Apesar de ser oposição ao prefeito da capital, Antônio Furlan, o novo presidente da CMM, Pedro DaLua destacou o compromisso de conduzir uma gestão pautada pela transparência, diálogo e união entre os parlamentares. Ele também ressaltou a necessidade de manter uma relação institucional respeitosa e harmônica com o Executivo Municipal, visando atender aos interesses da população macapaense.
"Ser presidente da Câmara é uma grande responsabilidade. Vamos conduzir os trabalhos com seriedade e compromisso, sempre buscando soluções que atendam às demandas da nossa cidade", afirmou Pedro DaLua.
DaLua é o sucessor de Marcelo Dias, do PRD, que permaneceu por três mandatos na Presidência. Ele fez questão de agradecer ao ex-presidente pelo aprendizado na última legislatura, reforçando que a experiência de Marcelo Dias a frente da Casa de Leis servirá de inspiração para a nova Mesa Diretora.
A eleição marca o início de um novo ciclo no Legislativo da capital, com expectativas de avanços e trabalho conjunto para beneficiar os mais de 500 mil habitantes de Macapá.
Texto: Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento