Patrícia Ferraz presta conta de ações à frente da Semas na CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 18/02/2021 15h03, última modificação 18/02/2021 15h03

A secretária municipal de Assistência Social de Macapá, Patrícia Ferraz, usou a tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 18 de fevereiro, para prestar conta das ações promovidas à frente da pasta aos vereadores. Ferraz atendeu convite feito pelo vereador Edinoelson Careca (Pros).

Ela iniciou a explanação, falando que a Semas é responsável pela gestão do programa Bolsa Família e outros programas sociais no Amapá, através da Casa do Bolsa, que durante a pandemia, funcionou por meio de empresa contratada para prestar serviço de Call Center. Segundo ela, a contratação desse serviço encerrou no dia 5 de janeiro e os custos aos cofres públicos somaram mais de 300 mil reais.

A Casa do Bolsa é a central do Cadastro Único do Governo Federal, o CadÚnico, responsável por toda a gestão dos benefícios sociais oferecidos em Macapá, como Aluguel Social, Programa Minha Casa, Minha Vida, Auxílio-Gás, Isenção de Taxa em concurso público e o programa Bolsa Família. Só esse último programa beneficia 33 mil 861 famílias em Macapá.

“Esse programa contribuiu muito para erradicar a fome, a pobreza e a extrema pobreza. Além do Bolsa Família, temos o auxílio emergencial que agora vai voltar, e ainda, o macapaense pôde contar com o Cartão Auxílio Alimentação da Prefeitura de Macapá”, observou a secretária.

Ferraz informou que o pagamento desse programa é garantido por meio de uma emenda emergencial do senador Randolfe Rodrigues (Rede) e dos deputados federais Acácio Favacho (Pros) e Luiz Carlos (PSDB). O Cartão Auxílio Alimentação beneficia taxistas, moto taxistas e auxiliares, microempreendedores individuais e alunos das escolas da rede municipal. “Já foram beneficiados mais de 20 mil pessoas. Vamos ampliar ainda mais os beneficiários e atender também motoristas de aplicativos”, adiantou.

A secretária explicou que a procura por alternativas de assistência aumentou muito na Casa do Bolsa, depois do fim do auxilio emergencial. Atualmente, o atendimento é feito por agendamento, para evitar aglomeração. “O quadro reduzido de servidores fez com que o atendimento fosse centralizado. Já estamos resolvendo a contratação de profissionais e, brevemente, o serviço será descentralizado para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”, garantiu.

Os vereadores Edinoelson Careca, Gian do Nae (MDB), Dudu Tavares (PDT), Alexandre Azevedo (PP), Nelson Souza (PSD), Claudiomar Rosa (Avante), André Lima (Rede) e Maraína Martins (Podemos) fizeram apartes à fala da secretária. Todos parabenizaram Ferraz na condução da pasta e fizeram alguns pedidos, entre eles: levar as ações da Semas até os distritos e comunidades do interior do município. “Já temos um cronograma de visita aos distritos e comunidades do interior para fazer o cadastro das pessoas que mais precisam”, concluiu.

Secretaria de Comunicação/Secom/CMM