Parlamento Municipal dá início aos trabalhos da Comissão Especial do Petróleo

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 26/11/2025 15h24, última modificação 26/11/2025 15h24

A Câmara Municipal de Macapá instalou, nesta quarta-feira (26), a Comissão Especial do Petróleo. A atividade inicia oficialmente os debates sobre os impactos e oportunidades relacionados ao setor de petróleo e gás no município. A primeira reunião contou com a participação de Antônio Batista Ribeiro Neto, diretor de Atração de Investimento da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), convidado para apresentar informações técnicas e estratégicas sobre o tema.

Integram a Comissão Especial do Petróleo os vereadores Margleide Alfaia (PDT), que preside o colegiado, além dos membros Alexandre Azevedo (Podemos), Luany Favacho (MDB), Banha Lobato (União Progressista) e Dr. Patrick (PP).

Durante a exposição, Antônio Batista destacou o papel do Legislativo Municipal no debate sobre os impactos futuros da exploração de petróleo e gás no estado. “É importante ver que esta Casa, que representa o Legislativo Municipal, se debruça e foca energia em um tema da mais alta relevância para tudo que irá representar no futuro dessa cidade. Parabenizo a iniciativa. O ambiente de negócios voltado ao petróleo e gás faz toda a diferença para termos uma indústria competitiva e socialmente inclusiva”, reforçou.

A presidente da Comissão, vereadora Margleide Alfaia, enfatizou a responsabilidade do Parlamento Municipal na condução do processo. “A nossa maior preocupação é que a população seja realmente alcançada por esse desenvolvimento. Esta Casa tem muito trabalho, especialmente no sentido de preparar o município — e isso só é possível com informação”, afirmou.

Já o vereador Dr. Patrick destacou a relevância das informações apresentadas para subsidiar a atuação parlamentar. “Essas informações são essenciais para esta Casa Legislativa. Não conseguimos legislar sem conhecimento. Esse conteúdo nos auxilia a contribuir de maneira efetiva com a sociedade”, frisou.

No mesmo sentido, o vereador Banha Lobato reforçou a importância de preparar a população para o mercado de trabalho que deve surgir com o avanço das atividades no setor. “Precisamos criar mecanismos para essa nova realidade. A mão de obra qualificada será uma pauta central, e esta Comissão vai incentivar ações para que o povo esteja preparado e possa ocupar esses espaços”, declarou.

Por sua vez, a vereadora Luany Favacho apontou a necessidade de articulação entre os entes públicos. “Precisamos estar alinhados. Todos os níveis de governo precisam atuar de forma conjunta para promover inclusão social. A partir deste momento, estamos aptos a legislar para garantir segurança jurídica nesse processo”, afirmou.

Encerrando as falas, o vereador Alexandre Azevedo destacou a necessidade de posicionamento político e estratégico diante das oportunidades que se aproximam. “Quero registrar a importância desse momento. A Comissão Especial do Petróleo nasce da urgência que a Câmara tem de debater e participar dessa discussão, talvez a maior oportunidade para o Amapá e para o povo amapaense. Mesmo não sendo uma cidade produtora, Macapá não pode ficar à margem. Precisamos garantir que nosso povo usufrua das melhores oportunidades”, completou.

A Comissão Especial do Petróleo seguirá com uma agenda de estudos, debates e oitivas com órgãos técnicos e gestores públicos, com o objetivo de construir diretrizes que preparem Macapá para os desafios e oportunidades do setor.

Texto: Érica Favacho/CMM
Fotos: Secom CMM.