Parlamento Juvenil promove debate no MP

por danielle.duarte — publicado 16/04/2018 16h20, última modificação 16/04/2018 16h20

Será hoje, 16 de abril de 2018, das 14 às 18 horas, no auditório do Ministério Público (MP), localizado à Avenida FAB, em frente a Praça das Bandeiras, o 1º Debate sobre o Protagonismo no Amapá.

O Encontro, promovido pelo Parlamento Juvenil da Câmara Municipal de Macapá (CMM) é destinado aos vários setores jovens ligados a educação, esporte, religiões, comércio, indústria e os mais variados segmentos de atuação jovem no Estado do Amapá.

De acordo com Yara Lorrane, representante do Parlamento Juvenil do Mercosul, o conceito de vigente entre a juventude, “é que neste processo, o jovem se torna o elemento central da prática educativa, participando ativamente de todo o procedimento, desde a elaboração, a execução até a avaliação das ações propostas”.

Proposta- A ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido.
Assim, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo. O protagonismo juvenil colabora para a formação de um futuro mais justo aos jovens.

Parlamento Juvenil- A 1ª edição do Parlamento Juvenil ocorreu em 2009, formada por 16 vereadores, na gestão do presidente da CMM, Hilton Amanajás. E só retorna dia 02.02.18 em reunião solene, com a posse e eleição da mesa diretora dos vereadores jovens de Macapá.

Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), autor do projeto, empossou os 23 vereadores jovens de Macapá, eleitos no ano passado por meio do projeto Câmara Jovem de Macapá. O vereador jovem José Alex Pimentel Farias venceu a eleição por 12 a 11 votos.

Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.