NOTA DE SOLIDARIEDADE

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 20/02/2025 12h39, última modificação 20/02/2025 12h39

A bancada feminina da Câmara Municipal de Macapá, através das vereadoras Margleide Alfaia (PDT), 1ª vice-presidente; Leia Pelaes (PDT); Luana Serrão (União Brasil); e Maraína Martins (Rede), vem a público manifestar solidariedade às jornalistas Ana Girlene, secretária de Comunicação do estado do Amapá, e Lilian Monteiro, diretora da Rádio Difusora, vítimas de ataques caluniosos, difamatórios e de exposição indevida, nas redes sociais e na imprensa.

O ato, além de ferir a honra, demonstra explicitamente o anseio de intimidar e descredibilizar mulheres que se destacam em cargos públicos, pelo seu profissionalismo.

Ana Girlene e Lilian Monteiro são mulheres aguerridas, profissionais comprometidas com a ética, com a verdade, e dedicadas no trabalho.

Esta Casa repudia, categoricamente, qualquer forma de violência moral, política ou de gênero contra a mulher, principalmente, contra essas profissionais. Não podemos comungar com qualquer tipo de discriminação e violência, especialmente aquelas que afetam mulheres e grupos historicamente marginalizados.

Reforçamos a importância de cultivarmos um ambiente midiático e virtual pautado no respeito, na ética e na responsabilidade, para que todas as mulheres possam trabalhar sem medo, censura ou retaliação.

A proteção dos direitos das mulheres é uma responsabilidade coletiva e, acima de tudo, um compromisso do poder público.

Reforçamos que as políticas públicas de prevenção à violência e discriminação são instrumentos fundamentais para a construção de uma sociedade mais equitativa e justa e que a palavra da vítima sempre deve ser respeitada.