Movimento Negro e UNA foram debatidos na Câmara de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 18/02/2021 22h02, última modificação 18/02/2021 22h02

O vereador Claudiomar Rosa (AVANTE) requereu em sessão plenária desta quinta-feira, 18, através do requerimento nº 074/21 para fazer uso da tribuna da Srª Núbia Cristina, Coordenadora de Revitalização do Centro de Cultura Negra que explanou sobre as atividades sociais desenvolvidas no prédio da União dos Negros do Amapá (UNA), bem como a importância do retorno do funcionamento. Durante o pronunciamento, ela também solicitou auxílio do Poder Executivo para a limpeza e manutenção do referido prédio.

Núbia Cristina convocou todos para contribuírem na luta pelo povo negro do Estado do Amapá, com a missão de recuperar o espaço que está abandonado, necessitando de atenção do poder público. Conforme sua explanação, expôs que atualmente o Centro está sobrevivendo através de doações da comunidade.

Ela cobrou que a atual gestão se posicione e informe se irá contribuir com o Centro, pois sempre ó movimento tive apoio de algumas secretarias, principalmente em eventos realizados.

Entre as solicitações que a Coordenadora requereu durante o seu pronunciamento estão: a sinalização da rua General Rondon, pois está colocando em risco a vida dos moradores e condutores; a podagem das árvores localizada aos redores do espaço e infestação de cupins no local; além de solicitar ao Município que perdoasse os débitos do IPTU que estão sendo cobrados no CNPJ da UNA, mesmo que o centro não tenha um título definitivo, sendo ainda do Município.

O vereador Claudiomar Rosa parabenizou a iniciativa em prol do movimento e solicitou que a Prefeitura dê uma atenção especial ao Centro Cultural da UNA que tem sido importante e uma marca histórica nossa. “Eu faço um apelo ao Prefeito Furlan e a nova presidente do IMPROIR, Carolina, que estejam conosco nessa luta. E falar que a prefeitura anteriormente sempre deu apoio em eventos pontuais, em reuniões, participando ativamente desse movimento.”, ponderou.

Núbia Cristina finalizou dizendo que muitos vereadores da casa fazem parte comunidade e pediu que todos lutem pela revitalização do Centro.

Texto ASCOM Claudiomar Rosa
Por Bruna Façanha