Moções de aplausos e repúdio são aprovadas pela plenária da Câmara de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 06/05/2025 14h07, última modificação 06/05/2025 14h07

Nesta terça-feira, 6, durante a 22ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, foram votadas e aprovadas moções de aplausos para funcionários da Secretaria de Desporto e Lazer (SEDEL) e da Secretaria de Assistência Social (SEAS), além de uma moção de repúdio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As iniciativas são de autoria da vereadora Margleide Alfaia (PDT).

As moções de aplausos e congratulações têm o objetivo de enaltecer e reconhecer os serviços prestados, especialmente na área do esporte.

“O avanço do esporte está chegando aos 16 municípios graças ao trabalho desenvolvido pela SEDEL. A secretária Cybelle Peixoto está sempre à frente de ações que alcançam a juventude, e esse trabalho merece todo o nosso reconhecimento”, afirmou a parlamentar.

A moção destinada à SEAS valoriza os esforços da secretaria na promoção da inclusão social e na melhoria da qualidade de vida da população amapaense.

“É um reconhecimento justo à SEAS, na pessoa da secretária Aline Gurgel, que vem desempenhando um trabalho com excelência, compromisso e responsabilidade. O programa Amapá Sem Fome é um grande exemplo disso, pois alcança muitas famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e contribui para a redução da fome no nosso estado. Ressalto a importância desses profissionais, que atuam com dedicação no cuidado com as famílias do Amapá”, destacou a vereadora.

Já a moção de repúdio ao ICMBio manifesta preocupação e discordância quanto à proposta de criação da Reserva Extrativista Marinha do Bailique, no município de Macapá. Segundo a vereadora, da forma como está sendo apresentada, a proposta afronta direitos constitucionais e legislativos, além de causar impactos negativos na socioeconomia local, ameaçando inviabilizar o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais da região.

“Protocolei, com a assinatura de todos os vereadores, uma moção de repúdio contra qualquer tentativa do governo federal de instituir, por decreto, reservas ambientais no estado do Amapá sem a devida consulta e participação da população local. Expressamos nossa firme oposição a atos que desconsiderem os direitos e a autonomia dos amapaenses”, finalizou Margleide Alfaia.