Mauro Secco faz alerta sobre formas de prevenção ao câncer de mana na Tribuna da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 27/10/2022 00h17, última modificação 27/10/2022 00h17

A Câmara Municipal de Macapá, durante a 44ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (25), recebeu a convite da vereadora Luany Favacho (PROS), o médico Mauro Secco, especialista em Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia. Ele utilizou a Tribuna da Casa de Leis para falar da importância da Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

Na ocasião, Mauro Secco abordou as possíveis causas, sintomas e importantes formas de prevenção primárias e secundárias do câncer de mama. Segundo o especialista, obesidade e sedentarismo são fatores fortemente ligados à enfermidade, bem como, o surgimento de nódulos nos seios, axilas ou pescoço; alterações nos mamilos e na pele das mamas e saída espontânea de líquido de um dos mamilos são alguns dos principais sintomas da doença.

De acordo com o Ministério de Saúde, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Em virtude disso, foi criado, nos EUA, na década de 1990, o movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama - Outubro Rosa - onde foram distribuídos laços na cor rosa para participantes da primeira corrida pela cura. Em 2021, no Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

No mês de outubro, são intensificadas as ações de saúde, em todo o mundo, visando conscientizar, prevenir e diagnosticar precocemente a doença. O médico, durante o uso da Tribuna, ressaltou também, que mudança no estilo de vida - manter hábitos saudáveis - alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, fazer o autoexame e procurar um especialista, são as melhores formas de prevenção primárias e podem salvar vidas.

Para a vereadora Luany Favacho é mister trazer a esta casa temas relevantes e esclarecer dúvidas frequentes na sociedade macapaense. “Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física, buscar informações precisas são as melhores formas de prevenção, é autocuidado, é ato de amor. Agradeço, em nome do Poder Legislativo Municipal, a enorme contribuição que o médico Mauro Secco deu a todos nós durante a explanação esclarecedora sobre a doença na Tribuna”, declarou a parlamentar.

Durante a Sessão, a maioria dos vereadores presentes fez intervenções e questionamentos ao especialista. O presidente da CMM, vereador Marcelo Dias (Solidariedade), também agradeceu ao médico Mauro Secco, em nome da Casa, pelos esclarecimentos feitos a cerca da doença no Estado do Amapá e as formas de prevenção, tratamento e conscientização enfatizadas durante o Outubro Rosa”, pontou.

Ascom/Luany Favacho
Fotos: Lorena D’Almeida/Rosivaldo Nascimento