Marcelo Dias destaca a importância da conscientização sobre a fibromialgia
A Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia acontece anualmente no período de 12 a 16 de maio, instituída pela Lei municipal nº 2.366/2019, de autoria do vereador Marcelo Dias (PRD).
A Lei Municipal, celebrada no dia 12 de maio, garante aos pacientes, entre outros benefícios, filas e vaga de estacionamento preferenciais. O Amapá contabiliza cerca de 10 mil pacientes com fibromialgia, segundo dados da Associação de Fibromiálgicos do Estado do Amapá (AFIBROAP). O número considerado expressivo e preocupante, uma vez que o Estado ainda não possui um Centro de Referência específico para acolher e atender esses pacientes.
O atendimento na rede pública de saúde se resume a consulta e prescrição médica para aliviar a dor crônica que muitas vezes afeta o paciente. Sem tratamento adequado, pacientes acabam sofrendo ainda mais e só conseguem aliviar as dores a base de tramal ou morfina.
Vereador Marcelo Dias destaca que desde a criação da Lei Municipal, essa realidade vem mudando gradativamente em Macapá, por meio da conscientização sobre a doença e direitos aos pacientes. “Debates sobre o tema na Câmara Municipal de Macapá têm resultado nesses avanços. Somos aliados ao deputado estadual Jack JK, na Assembleia Legislativa do Estado (Alap). Ambos defendendo o atendimento digno e de qualidade para pessoas com fibromialgia”, menciona.
Fibromialgia - A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada pela dor no corpo todo. É um distúrbio em que a dor é amplificada, e as sensações que normalmente não provocariam dor, começam a causar sintomas dolorosos.
A condição pode ser desencadeada por eventos como traumas físicos ou psicológicos, infecções ou estresse. A fibromialgia é mais frequente nas mulheres, e geralmente acomete pessoas jovens e de meia idade.
Texto e fotos: Ascom/Marcelo Dias