Maraína Martins instiga o debate sobre o Abril Azul na Tribuna da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 18/04/2024 15h55, última modificação 18/04/2024 15h55

Trazendo o tema Abril Azul - Mês de Conscientização sobre o Autismo -, a psicopedagoga Mayanna Glenda Coêlho, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá para tratar do tema, abordando os desafios e conquistas na vida de uma pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O debate se deu nesta quinta-feira, 18 de abril, na 18ª Sessão Ordinária da Casa. Ela veio a convite da vereadora Maraína Martins (Rede).

Desafios - Durante o debate, Mayanna Glenda, ressaltou que os desafios acerca de assegurar de fato os direitos constitucionais dos autistas são muitos, mas também apontou avanços. Ela ressaltou que em Macapá, um dos principais gargalos é a falta do auxiliar de apoio dentro da sala de aula para acompanhar o aluno com Transtorno do Espectro Autista. O problema existe nas escolas municipais, estaduais e até particulares. Ela reforça que os desafios ainda são muitos, mas o apoio da Câmara Municipal de Macapá é fundamental para fortalecer as ações voltadas para o fortalecimento da rede de atendimento ao autista.

Capacitação - Maraína Martins reforçou que disponibilizou recursos de Emenda Impositiva para aplicar na capacitação de profissionais da educação municipal, que lidam diariamente com crianças autistas. “Já iniciamos conversas com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que acolheu muito bem nossa proposta. De fato, a falta de capacitação destes servidores tem prejudicado no desenvolvimento de nossas crianças e essa política pública precisa avançar, e enquanto parlamentar, estamos atentas a essa problemática”, completou.

Projeto - No final, Mayanna Glenda Coelho sugeriu a formatação de um Projeto de Lei (PL) que estabeleça a capacitação de todo o corpo docente das escolas, desde o professor, diretor, pessoal de apoio, auxiliares, merendeiras, entre outros servidores que atuam dentro das escolas, e que na maioria das vezes não tem conhecimento básico de como lidar com uma criança autista.

Ascom/Maraína Martins
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento