Maio Laranja: conselheira e adolescentes participam de sessão na Câmara Municipal de Macapá para falar sobre combate ao abuso e à exploração sexual infantil

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 29/05/2025 15h25, última modificação 29/05/2025 15h59

Para enfatizar o mês dedicado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Câmara Municipal de Macapá tratou da Campanha Maio Laranja. O debate aconteceu na sessão desta quinta-feira, 29 de maio.

Na ocasião, os vereadores discursaram a respeito da relevância do tema e da atuação parlamentar municipal para a garantia dos direitos e promoção de políticas públicas que protejam os vulneráveis.

No uso da tribuna da Casa de Leis, a titular do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CONANDA), Lucinete Tavares, destacou a importância do engajamento social contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A profissional foi convidada pelo vereador Alexandre Azevedo (Podemos).

"Quando a gente fala sobre o tema, fala também de roubar a infância, de tirar o direito da criança e do adolescente de ter dignidade. Precisamos nos atentar e assumir a responsabilidade quanto à proteção desse público", completou.

Também no espaço, os jovens Ana Carolina de Almeida e Yan Batista representaram o comitê de participação do adolescente do CONANDA.

Em sua fala, Ana Carolina de Almeida defendeu o compromisso de toda a sociedade para a defesa dos direitos. "Essa luta não pertence a um grupo específico. Proteger as crianças e adolescentes significa garantir que elas sejam ouvidas, amparadas e fortalecidas para que nunca se sintam silenciadas ou desamparadas", destacou.