Luany Favacho e Janete Capiberibe reúnem com Promotoria da Saúde Pública e pedem apoio para o funcionamento da Maternidade Zona Norte

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 24/09/2021 12h23, última modificação 24/09/2021 12h23

Representando a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Macapá, as vereadoras Luany Favacho (PROS) e Janete Capiberibe (PSB), reuniram na manhã desta quinta-feira (23), com os promotores de justiça da Defesa da Saúde Pública de Macapá, Fábia Nilci e Wueber Penafort, no Ministério Público do Amapá - Complexo Cidadão da Zona Norte.

Durante a reunião, as parlamentares solicitaram apoio do MP, no sentido de dar celeridade, por parte do Governo do Amapá, na inauguração e pleno funcionamento da Maternidade da Zona Norte.

Conforme Luany Favacho, após visita ao prédio, foi possível constatar que o mesmo está em perfeitas condições para funcionamento e atendimento à população, necessitando apenas da instalação dos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado, e que foram retirados, durante o momento crítico da pandemia, para uso do complexo como Centro Covid.

“Com o funcionamento desta maternidade, será possível desafogar os atendimentos na atual maternidade, assim como ampliar o número de atendimentos para quem precisa. É um prédio moderno, está pronto para uso, com equipamentos... e que deve ser utilizado pela população”, pontuou.

Segundo a promotora Fábia Nilci, a Promotoria de Defesa da Saúde Pública esteve reunida várias vezes com gestores estaduais, tratando do assunto. Na última reunião ocorrida em agosto, ficou acertado que o Governo do Amapá, através da Secretaria de Saúde, entregaria a Maternidade no mês de novembro.

A única maternidade do Estado, em funcionamento, Maternidade Mãe Luzia, foi construída há 68 anos, e está sem condições físicas para atender a atual demanda.

Ascom/PEM-CMM