Juiz Marconi Pimenta faz uso da Tribuna para falar sobre tratamento de câncer infantil em Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 11/08/2023 13h10, última modificação 11/08/2023 13h10

Na Sessão Ordinária da quinta-feira, 10 de agosto, o juiz Marconi Pimenta fez uso da Tribuna da Câmara de Vereadores para explanar sobre a situação do tratamento do Câncer infantil em Macapá e sobre o funcionamento do Programa Fora do Domicílio (TFD). A autoria do requerimento é do vereador Claudiomar Rosa (AVANTE).

A partir da sua experiência como ex-paciente de câncer, o magistrado relatou sobre a situação do tratamento oncológico em Macapá, especialmente o infantil. “A gente sofre muito quando ver o câncer ser acometido entre crianças e adolescentes. É uma doença que possui uma incidência 3 a 4 vezes mais rápida do que o câncer em adultos e os sinais e sintomas não são percebidos de imediatos”, relatou o juiz.

Marconi Pimenta aponta falha na rede de atendimento oncológico para as crianças e adolescentes do Amapá. “Quanto mais rapidez no primeiro atendimento, melhor será o tratamento. É questão é identificar a criança com câncer e colocá-la na rede. Por isso, a necessidade de Macapá ter uma UBS Pediátrica”, conta o magistrado.

O vereador Claudiomar Rosa, ao longo do seu mandato, tem buscado apresentar soluções para a melhoria do tratamento de câncer infantil em Macapá. “O nosso mandato tem sido um bastião em favor da luta do câncer infanto-juvenil. Nós articulamos um recurso junto ao senador Davi Alcolumbre, para a construção da UBS Pediátrica na capital, bem como a realização da audiência pública no primeiro semestre, quando a sociedade civil e governo apresentaram soluções para a melhoria do atendimento e tratamento do câncer no Amapá, especialmente em nossa capital onde a incidência é maior”, conclui Claudiomar.

Ascom/Claudiomar Rosa
Foto: Jaciguara Cruz