Janete Capiberibe relata sua trajetória política e pioneira em alusão ao Dia Internacional da Mulher

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 07/03/2024 12h31, última modificação 07/03/2024 12h31

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, durante a 7ª Sessão Ordinária, da Câmara Municipal de Macapá, realizada nesta quinta-feira (7), a vereadora Janete Capiberibe (PSB/AP) usou a Tribuna para relatar sua trajetória política como primeira vereadora de Macapá e única deputada mulher constituinte no Estado do Amapá.

Quando foi eleita no primeiro mandato de vereança, não havia placas de identificação no feminino, dando a entender que ali era um ambiente legislativo, predominantemente, masculino. “Travei uma luta para que essa plaquinha, onde está nossos nomes, fosse acrescida de um ‘A’ no final da palavra vereador. Eu era a única mulher, mas eu estava ali”, disse a parlamentar durante seu discurso.

Segundo a vereadora, a população brasileira é, majoritariamente, feminina. Por outro lado, as mulheres são minoria quando ocupam espaços públicos de poder, seja na Câmara de Vereadores, Assembleias Legislativas, Câmara Federal ou Senado da República. “Isso porque ainda vivemos em uma sociedade masculina e patriarcal dominante”, explicou.

“De lá para cá, conquistamos muitas vitórias, mas ainda há muita coisa para mudar nossa realidade”, finalizou a parlamentar.

Na Câmara Municipal de Macapá, o Dia Internacional da Mulher será celebrado no próximo dia 13 de março, a partir das 9h da manhã.

Ascom/Janete Capiberibe
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento