Grupo Utopia Negra Amapaense destaca diversidade cultural e a luta do povo negro por igualdade na Tribuna da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 17/12/2021 02h29, última modificação 17/12/2021 02h29

Luana Darby, representante do grupo Utopia Negra Amapaense, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá na sessão desta quinta-feira, 16 de dezembro, para apresentar a Carta Manifesto por uma outra Macapá/Amapá, possível – Utopia Negra Amapaense -. Ela foi a CMM convidada pela vereadora Janete Capiberibe (PSB).

Luana Darby discorreu sobre a diversidade cultural e as dificuldades enfrentadas pelas classes sociais, em que predomina efetivamente os grupos de brancos dominantes que ao longo dos anos perpetuou o pensamento eurocêntrico. Pensamento esse que tem seus valores pautado na cultura colonial, na supremacia do homem branco, que subjuga os negros, tirando a possibilidade de os mesmos desenvolverem suas habilidades e conquistarem independência financeira, bem como a liberdade de usufruir daquilo que lhe é de direito.

É de conhecimento a contribuição dos negros no desenvolvimento do Brasil, uma vez que a mão de obra era basicamente dos negros africanos e de seus descendentes. O Brasil foi o último país da América a abolir o trabalho escravo, e isso causou uma disparidade social, furtando seus sonhos e ideais.

A miséria que leva a desolação, a violência cada vez mais eminente que exclui todas as possibilidades de uma vida a que todos merecem. O sistema relega-os, permanecendo em completo anonimato, esses indivíduos não tendo perspectivas nas regiões periféricas de Macapá, sofrem demasiadamente pela discriminação e julgamentos. Estando a margem da sociedade, lutam incansavelmente por uma sociedade mais justa, em que suas vozes sejam ouvidas e que possam efetivamente usufruírem da liberdade que outrora foi decretada, mas que nunca efetivamente consolidada.

Janete Capiberibe se solidariza com as classes sociais, compactuando com suas lutas em favor da igualdade para todos os indivíduos possam viver plenamente sua cidadania de forma digna e plena.

Ascom/Janete Capiberibe