Em Ato Solene, Câmara de Macapá empossa vereadores, prefeito e vice-prefeito

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 01/01/2025 23h57, última modificação 01/01/2025 23h57

Em Reunião Solene, presidida provisoriamente pela vereadora Pastora Leá Pelas, do PDT, a Câmara Municipal de Macapá, realizou nesta quarta-feira, 1º de janeiro, a posse dos 23 vereadores que compõem a XIV Legislatura (2025/2028). Na solenidade, também foram empossados o prefeito reeleito de Macapá, Antônio Paulo de Oliveira Furlan, do MDB, e o vice-prefeito, Mário Rocha de Matos Neto, do Podemos. O evento atraiu grande público, incluindo autoridades, familiares, amigos dos parlamentares e membros da imprensa, reforçando a importância do momento para a política local.

Renovação - Destaque para a renovação de mais de 60% na Casa Legislativa: dos 23 parlamentares empossados, 13 assumem o mandato pela primeira vez ou retornam a Casa de Leis, trazendo novas perspectivas e propostas para o Legislativo Municipal. Os vereadores terão pela frente um mandato de quatro anos, com a missão de legislar em benefício da população, por meio da aprovação de Leis, Requerimentos, Indicações, além da promoção de debates e de audiências públicas que impactam diretamente a vida dos mais de 500 mil habitantes da capital amapaense.

A vereadora Luana Serrão, do União Brasil, discursou por cinco minutos, representando os demais 22 vereadores empossados. Ela enfatizou o papel do Legislativo Municipal no auxílio do desenvolvimento da cidade e principalmente o papel da mulher na política. Hoje, a atual legislatura conta com seis mulheres no parlamento municipal.

Durante a cerimônia, já empossado, o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, aproveitou a ocasião para reafirmar seu compromisso com a cidade. Ele usou a Tribuna para fazer um balanço do primeiro mandato, destacando os projetos e ações planejados para os próximos quatro anos da gestão. Furlan reforçou a importância do alinhamento entre Executivo e Legislativo para atender às demandas da população.

A solenidade foi marcada pela emoção e pela expectativa de um trabalho comprometido com os interesses da comunidade macapaense, reforçando o papel da Câmara Municipal de Macapá como espaço de diálogo e construção de soluções para os desafios do município.

Participaram também da cerimônia, compondo o dispositivo, o desembargador Adão Carvalho, presidente do Tribunal de Justiça do Amapá; a procuradora geral de justiça, Raimunda Clara Banha Picanço, do Ministério Público do Estado do Amapá; conselheiro Amiraldo Favacho, do Tribunal de Contas do Amapá; deputado estadual R Nelson (PL), representando a Assembleia Legislativa do Amapá, além do vice-governador do Amapá Antônio Teles Júnior.

Eleição - Após a solenidade de posse dos parlamentares, os vereadores realizaram a Sessão de Solene para eleição e posse da nova Mesa Diretora da CMM para o biênio 2025/2026. Os eleitos foram: Pedro DaLua, do União Brasil (presidente); vereadora Margleide Alfaia, do PDT (1ª vice-presidente); Japão Bahia, do Solidariedade (2º vice-presidente); Joselyo e Mais Saúde, do PP (1º secretário); e Ruzivan Pontes, do Republicano (2º secretário).

Texto: SECOM/CMM
Fotos: Rosivaldo Nascimento/Jaciguara Cruz.