Dudu Tavares apresenta Projeto de Lei para instituir Dia e Semana Municipal de Conscientização da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 19/03/2021 21h45, última modificação 19/03/2021 21h45

É de autoria do vereador Dudu Tavares (PDT) o Projeto de Lei nº 023/2021, que visa instituir na capital amapaense o Dia Municipal da Conscientização da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA), em 2 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A propositura prevê, também, a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, no calendário oficial do município de Macapá, com período a partir da mesma data.

A matéria foi votada e aprovada na quarta reunião ordinária virtual, desta quinta-feira, 18, e agora segue para apreciação do Executivo Municipal.

O objetivo é informar e orientar a população sobre o autismo, a importância do diagnóstico precoce, as formas de tratamento, os serviços de apoio à família, e, sobretudo, respeito ao cidadão autista. Sancionado, vai difundir informações sobre TAE e, com isso, evitar o preconceito e fortalecer a inclusão e o convívio da sociedade com os autistas.

Dudu Tavares afirmou que é preciso falar sobre o assunto, informar a população para diminuir a discriminação e o preconceito. Além disso, a falta de conhecimento prejudica um diagnóstico precoce e traz desafios que precisam ser superados pelas pessoas com o espectro do autismo e familiares, por isso, a importância do dia e da semana.

“O autismo está é uma das minhas principais bandeiras de luta. Nesta proposta, hoje aprovada pela CMM, defendo a ampla conscientização da sociedade para implementação do conceito de dignidade para evitar preconceito. A informação dá conhecimento e diminui barreiras, para o melhor acolhimento e inclusão efetiva em todos os âmbitos da sociedade”, ressaltou Dudu Tavares.

No dia e semana da propositura, as escolas públicas e particulares de Macapá, deverão promover eventos para conscientizar e proteger as crianças com TEA. E o Poder Executivo deverá provocar com campanhas publicitárias, institucionais, seminários, palestras e cursos, o amplo conhecimento sobre o autismo e o respeito ao cidadão autista.

Ascom/Dudu Tavares