Doações arrecadadas em corrida da Câmara de Macapá beneficiam pessoas em situação de rua e reforçam solidariedade
A Câmara Municipal de Macapá realizou, na manhã desta sexta-feira, 10, a entrega de doações de alimentos, roupas e calçados às pessoas em situação de rua atendidas pelo Pop Rua Jud Amapá, projeto do Tribunal de Justiça do Estado (TJAP). As doações foram arrecadadas durante a primeira corrida do vereador, realizada no sábado, 4, iniciativa da Casa que buscou não apenas incentivar o esporte e o bem-estar físico e mental, mas também promover a solidariedade.
“Vou falar aqui representando todos os vereadores. Primeiro, agradecer a Deus por este momento. Temos aqui pelo menos três vereadores de um arco de aliança política e mais três de outro grupo. Nesse momento, não existe grupo político: todos estamos unidos por um único propósito. Preciso agradecer muito a cada um, aos colaboradores, porque se não fosse pelo esforço de todos, isso não aconteceria. É um momento único”, destacou o vereador Pedro DaLua, presidente da Câmara Municipal de Macapá, incentivador do esporte e do bem-estar social.
Foram arrecadadas quase três toneladas de doações, que chegaram em comboio com apoio do ROTAM e GIRO do BOPE da Polícia Militar. O presidente DaLua agradeceu também aos militares pelo suporte.
“Quero agradecer ao major Wilson e ao major Hércules, parceiros de primeira hora. Estiveram conosco na corrida e agora na entrega das doações. São homens que garantem nossa segurança e sempre têm o coração aberto”, ressaltou DaLua.
O vereador destacou ainda a atuação do coordenador do Grupo de Trabalho de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua (Pop Rua Jud Amapá), o desembargador Marconi Pimenta, e anunciou uma moção de aplausos em reconhecimento ao seu desempenho.
“O senhor, Dr. Marconi, é referência nacional e internacional. Seu nome está marcado na história. A moção de aplausos é um reconhecimento pelo seu trabalho e bondade. Na terça-feira, a Câmara Municipal de Macapá aprovará a moção, e disponibilizaremos ônibus para que todos do Pop Rua possam participar da entrega e aplaudir a sua história ”, disse DaLua.
Dr. Marconi agradeceu o engajamento de todos na causa.
“Quero agradecer a todos que têm esse olhar cuidadoso e solidário, de ajudar essas pessoas em situação de rua. Deus irá recompensá-los, pois vocês estão mudando a vida dessas pessoas. Isso mostra o tamanho do respeito que os vereadores têm por vocês”, afirmou.
Marinaldo, de 55 anos, atendido pelo projeto, emocionou a todos ao contar sua história de superação do uso de drogas e como a corrida não era sobre chegar em primeiro, mas sobre superar seus próprios desafios.
“Nós, que vivemos nas ruas e passamos pelo sistema penitenciário, sabemos que o mais difícil é recomeçar. O processo é lento, mas o que nos move é a esperança. Antes de usar drogas, tinha o sonho de ser pugilista. Fui detido e passei 15 anos preso. Hoje, com 19 anos sem drogas, correr não é sobre vencer os outros, mas completar o desafio dentro de mim. Com as medalhas, nos sentimos vitoriosos. A população em situação de rua há 20 anos atrás não era vista como é hoje. Se eu não quiser me ajudar, nada funciona. Sair da rua é nosso objetivo. Agradeço pela medalha, pelo sapato, pelo alimento. O Pop Rua Jud é esperança. Aqui encontramos acolhimento”, disse Marinaldo.
DaLua também revelou que o próximo desafio para os atendidos pelo Pop Rua Jud será participar da cantata natalina que a Câmara realizará no fim do ano.
“Saímos de um evento e já temos outra ideia. Na última vez, falamos da cantata natalina, e vamos incluir as pessoas do Pop Rua Jud que quiserem cantar. Todos os 23 vereadores estão se organizando para a primeira cantata de fim de ano da Câmara de Macapá. A principal atração será o Pop Rua Jud. Conseguimos colocar quatro pessoas atendidas pelo projeto para correr com tênis e meias novas, ganhar medalhas, e agora começaremos os ensaios do coral. No final do ano, no pátio da Câmara, haverá entrega de presentes e brinquedos para crianças necessitadas”, concluiu DaLua.
Texto: Secom CMM.
Fotos: Secom CMM/Secom Tjap