Desembargador João Guilherme Lages fala sobre as medidas adotadas durante o processo eleitoral na Tribuna da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 21/10/2022 14h26, última modificação 21/10/2022 14h26

A convite do vereador Gian do Nae (MDB), o desembargador João Guilherme Lages, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, participou da 43° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de de Macapá, na manhã desta quinta-feira, 20 de outubro. O magistrado falou na Tribuna da Casa sobre o processo eleitoral deste ano e ressaltou a importância do comparecimento do eleitor às urnas no segundo turno do pleito, no próximo dia 30.

Lajes clarificou aos parlamentares as regras eleitorais que envolvem a contabilização dos votos e investidura no cargo dos eleitos. Ele destacou, mais uma vez, a confiabilidade das urnas eletrônicas e a atuação da Justiça Eleitoral do Amapá.

“É importante comparecer à Câmara de Vereadores que representa toda a população de Macapá, para debater não somente o que foi a eleição no Estado do Amapá, mas também o que está sendo planejado para o segundo turno e, sobretudo, para debater também as mudanças na legislação eleitoral, onde partidos e candidatos devem adaptar-se as novas normas, visto que daqui há dois anos, essa Casa também estará sendo objeto de escolha da população”, ressaltou.

Lajes fez um alerta sobre o uso de fake news e comercialização de votos. “Pessoas sem compromisso algum com o processo democrático utilizam-se desses meios, mas a Justiça Eleitoral possui comissões que acompanham tudo, e caso algum candidato venha a se utilizar desses artifícios, será responsabilizado e correrá o risco de não assumir o cargo para o qual foi eleito”, assegurou.

Para o vereador Gian do NAE, a boa relação da Justiça Eleitoral com o Legislativo municipal, reflete na tranquilidade das eleições. “Tivemos um processo eleitoral tranquilo e isso deve-se em grande parte ao trabalho exercido pela Justiça Eleitoral. Trouxemos aqui, o desembargador para que a população tenha a compreensão da importância do voto e do comparecimento no segundo turno para exercer a cidadania. A presença de Lajes aqui, fortalece a relação desta Casa de Leis com o Judiciário do nosso Estado”, pontou.

O presidente da CMM, vereador Marcelo Dias (Solidariedade), destacou a importância dos esclarecimentos feitos pelo desembargador João Guilherme Lajes relacionados às novas regras eleitorais. “As mudanças na Lei Eleitoral despertaram algumas dúvidas nos candidatos e a presença dele aqui, serviu para que essas dúvidas fossem sanadas. No geral, a participação do desembargador foi de extrema importância não somente para nós, vereadores, mas também para a toda a população que acompanha as transmissões das nossas Sessões.

No próximo ano, o desembargador se a disposição em fazer uma parceria com a Câmara de Macapá para incentivar o debate entre os vereadores, sociedade e os candidatos. “Trouxemos o TRE para dentro da Câmara e isso é fundamental para que possamos trabalhar em conjunto, com o objetivo de fazer com que o pleito eleitoral seja cada vez mais entendido e transcorra da melhor forma possível”, concluiu Marcelo Dias.

Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento