Derrubada de veto, título de utilidade pública à Escola de Samba e homenagem ao jogador Igor Paixão marcam a sessão plenária da Câmara de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 05/06/2025 14h42, última modificação 05/06/2025 14h42

Na manhã desta quinta-feira, 5, ocorreu 30ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Macapá. Marcada por importantes debates no Plenário, houve a apresentação de Projetos, a aprovação de pareceres, Leis e Moções, além do uso da Tribuna.

Durante o pequeno expediente, foram apresentados Projetos de Leis, Moções e Indicações. Entre os destaques, o Projeto de Lei (PLO n° 100/25), de autoria do vereador Banha Lobato (União Brasil), que cria o Projeto Macapá: Memórias e Histórias dos Bairros Urbanos e das Comunidades Rurais de Macapá.

A Ordem do Dia contou com a derrubada, por 12 votos contra, do veto n ° 020/25, do executivo municipal, que vetava o Projeto de Lei Complementar n° 002/25, de autoria da vereadora Pra Léia Pelaes (PDT), que busca incluir, na redução da jornada de trabalho, servidores municipais com pais e mães com doença de Alzheimer dependentes de cuidados.

O PLO n° 056/25, de autoria vereadora Luany Favacho (MDB), que declara de utilidade pública a Escola de Samba Mocidade Independente Império da Zona Norte, foi aprovado por unanimidade pela casa.

A sessão também contou com a presença de Igor Paixão, jogador de futebol pelo Feyenoord Rotterdam, da Holanda. Na ocasião, foi homenageado, através da iniciativa do vereador Patrick Monte (MDB), com votos de congratulações.

O uso da Tribuna teve a participação do professor Jorge Amanajás, convidado do vereador Banha Lobato (União Brasil), que discursou sobre a retomada das atividades do cursinho preparatório Desafio.