DaLua destaca trabalho humanitário do desembargador Marconi Pimenta junto ao Pop Rua Jud
A Câmara Municipal de Macapá realizou, na manhã desta quinta-feira, 23, a entrega de uma Moção de Aplausos ao desembargador Marconi Pimenta, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade amapaense, especialmente no âmbito judiciário, e pela condução exemplar do programa Pop Rua Jud, do Tribunal de Justiça do Amapá.
A iniciativa da moção foi da primeira vice-presidente da Casa, vereadora Margleide Alfaia (PDT), que destacou a importância do reconhecimento ao magistrado. A Câmara ressalta a notável contribuição do magistrado a frente do programa, que reafirma o compromisso do Poder Judiciário do Amapá com a cidadania, a inclusão social e a dignidade da pessoa humana.
O Pop Rua Jud é uma política social voltada para pessoas em situação de rua, aproximando o Judiciário da população vulnerável. Entre as ações do programa estão a busca ativa, o cadastramento de pessoas, emissão de documentos, atendimento humanizado e encaminhamento de demandas aos órgãos competentes.
Em seu discurso, Marconi Pimenta destacou a relevância do reconhecimento.
“Muito gratificante estar aqui na Casa do Povo. Presidente DaLua, essa Moção de Aplausos não é para mim, em primeiro lugar é para eles. Para o Tribunal de Justiça, que não apenas julga, prende e solta, mas que quer transformar a vida dessas pessoas – oferecendo emprego, saúde, moradia e oportunidades. Agradeço imensamente, porque aqui não é apenas um papel, é um reconhecimento. De mãos dadas, Judiciário e Legislativo vão dar outro olhar para esses seres humanos que precisam ser acolhidos”, destacou.
O desembargador também ressaltou a importância da parceria da Câmara para fortalecer o projeto.
“Temos aqui parceiros, nossos vereadores, para mudar a vida de vocês. Acreditamos que as mudanças começam aqui, pois os vereadores, através das leis, podem melhorar a vida de todos. Presidente DaLua, que esteve pessoalmente conhecendo o projeto e nos ajudou com alimentos e roupas, tem sido fundamental”.
Marconi Pimenta compartilhou histórias de superação que emocionam.
“São homens e mulheres que não são vistos, que estão nas praças ou em casas abandonadas, e que querem ser reconhecidos, ter nomes e conhecer seus direitos. Todas as sextas-feiras temos um encontro com essas pessoas, ouvindo suas histórias com empatia – histórias tristes, de violência, mas também de superação: pessoas fazendo curso de Direito, donas de casa que alugaram suas residências, recuperando seus filhos. A presença de vocês aqui nos emociona. Estamos juntos, apoiando quem realmente precisa. Não estão nas ruas porque querem”.
O presidente da Câmara, vereador Pedro DaLua, parabenizou o magistrado e a autora da moção, destacando a importância do projeto.
“Quero parabenizar a vereadora Margleide Alfaia por esse olhar e aos vereadores que apoiam o Pop Rua Jud. As primeiras a destacar o projeto foram as vereadoras Luana Serrão e Luany Favacho, contagiando toda a Casa. A Moção promovida por Margleide vai além de reconhecer um homem que transforma vidas – inspira outros magistrados e empresários a somar forças”.
A vereadora Margleide Alfaia também destacou a importância da homenagem.
“Doutor Marconi, este reconhecimento é justo e merecido. Essa Casa de Leis valoriza o seu trabalho, um instrumento de humanização e exemplo para a sociedade. Receba nosso apoio de portas abertas. Parabéns!”.
Texto e fotos: Secom CMM.