Cultura para todos: comissão aprova parecer sobre Semana do Espetáculo Acessível
A garantia de acesso democrático às artes e aos espaços de expressão marcou a última reunião ordinária de 2025 da Comissão Permanente de Cultura (CPC) da Câmara Municipal de Macapá, realizada nesta sexta-feira, 19 de dezembro, quando foi aprovado parecer favorável a uma proposta de caráter inclusivo.
O parecer foi emitido pela vereadora Luany Favacho (MDB) ao Projeto de Lei nº 187/2025, de autoria do vereador Bruno Igreja (MDB), que institui a Semana Municipal do Espetáculo Acessível em Macapá.
A proposta tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e às artes, garantindo acessibilidade física, comunicacional e atitudinal, além de estimular a participação de pessoas com deficiência e de grupos historicamente excluídos das programações culturais.
De acordo com o projeto, a Semana será realizada anualmente no mês de setembro, com atividades no Teatro Municipal Fernando Canto e em outros espaços culturais da cidade, valorizando artistas locais e fortalecendo a inclusão cultural.
Com o encerramento das atividades legislativas do colegiado em 2025, os integrantes da Comissão Permanente de Cultura voltam a se reunir ordinariamente no retorno do ano legislativo, em 2026.
Texto: Érica Favacho/ Secom CMM
Foto: Andrew Lucena/ Secom CMM