Coordenadora do Banco de Leite Humano fala sobre a conscientização do Agosto Dourado na Tribuna da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 31/08/2022 14h03, última modificação 31/08/2022 14h03

Na terça-feira, 23/08, a convite da vereadora Luany Favacho (PROS), os parlamentares receberam na plenária para o uso da Tribuna da Câmara Municipal de Macapá, a psicóloga e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher, Darcineyde Alves Dias. Ela explanou sobre a conscientização do aleitamento materno que é o foco do Agosto Dourado.

No mês de agosto, acontece a campanha de incentivo ao aleitamento materno - AGOSTO DOURADO -, que faz referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno e busca a conscientização da sociedade quanto a esse gesto de amor e efetividade entre mãe e filho.

Darcineyde destacou a importância de intensificar ações de esclarecimentos sobre o aleitamento materno, como a realização de palestras, eventos, divulgação nas diversas mídias, ações, iluminação e decoração com a cor dourada em espaços públicos. “São práticas necessárias para informar, empoderar e promover a amamentação”, declarou.

De acordo com a OMS e o Unicef, todos os anos cerca de 6 milhões de vidas são salvas graças ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. Além de proteger o recém-nascido de doenças e garantir a transmissão de anticorpos, a amamentação pode evitar ainda problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores.

A Lei nº 070/2021, de autoria da vereadora Luany Favacho, reforça a importância da doação de leite humano e a expansão da coleta de leite no município de Macapá, e ainda, institui a campanha "Agosto Dourado – Amor em Frasco" como forma de conscientizar à população.

Ascom/ Luany Favacho
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento