Coordenador de Diversidade expõe problemáticas da população LGBTQIA+ na CMM e pede parceria na execução de políticas públicas

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 29/09/2021 11h21, última modificação 29/09/2021 11h21

A Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade (COPDI), representando a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), participou da 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, na manhã desta terça-feira, 28 de setembro. O coordenador Eden Jardim utilizou a tribuna da Casa, a convite da vereadora Luany Favacho (PROS), para expor as problemáticas vividas pela população LGBTQIA+ de Macapá e solicitar parcerias para execução de políticas públicas efetivas voltadas a esse público.

A participação ocorreu, após uma reunião com a Procuradoria Especial da Mulher da CMM que abraçou a luta e se dispôs à auxiliar na execução das atividades voltadas ao público LGBTQIA+ e convidou a COPDI para se fazer presente na sessão e apresentar as dificuldades e lutas diárias enfrentadas pela população LGBTQIA+. Eden Jardim falou sobre o combate a LGBTFOBIA, o preconceito e a luta por igualdade de direitos.

“Muitos dos nossos sofrem diariamente com o preconceito, a falta de oportunidades, a falta de respeito e igualdade. Precisamos fazer com que a políticas púbicas funcionem para nossa população LGBTQIA+. A política pública vem da construção coletiva. As sugestões que trago aqui, são ferramentas que dão certo em outras capitais do Brasil”, pontuou o coordenador da COPDI.

No discurso, além de indicar as problemáticas vividas pela população LGBTQIA+, Eden Jardim apresentou as atividades já realizadas e o desejo de que a campanha contra a LGBTfobia, lançada em maio deste ano, torne-se permanente, além de enfatizar as possibilidades de políticas públicas que podem ser criadas para o meio, em específico à população Trans e Travestis.

“A conquista do Ambulatório Trans, será justamente garantir o acesso à saúde à essas pessoas que não têm o acompanhamento digno, e que tenham pessoas capacitadas para esses atendimentos” declarou, e continuou: agradeço à emenda prevista para a capacitação de servidores para os atendimentos a essa população”.

“Agradeço ao deputado federal Camilo Capiberibe que garantiu uma emenda no valor de 100 mil reais para a capacitação e formação de servidores no atendimento mais humanizado à população LGBTQIA+. Nós não queremos um atendimento diferenciado, mas sim humanizado”, observou Eden Jardim.

Ascom/CMM/COPDI
Fotos Jaciguara Cruz