Convidada por Janete Capiberibe, professora Piedade Videira usa Tribuna da CMM em reconhecimento aos serviços prestados à educação e cultura

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 18/03/2022 23h36, última modificação 18/03/2022 23h36

Em Sessão Legislativa nesta quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Macapá, usou a Tribuna do Parlamento, Piedade Videira, professora adjunta da Universidade Federal do Amapá (Unifap), convidada pela vereadora Janete Capiberibe (PSB). Piedade falou sobre o livro “Marabaixo, dança afrodescendente – significando a identidade ética do negro amapaense”, de sua autoria.

Para a parlamentar, o convite deve-se ao reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à educação e cultura amapaense. “Piedade é filha do Amapá e possuí fortes laços com a cultura do Marabaixo, além de amante do carnaval. É com grande satisfação que a recebemos nesta Tribuna, pelos serviços prestados aos cidadãos de Macapá e do Estado do Amapá”, ressaltou Janete Capiberibe, acrescentando “na oportunidade, apresento o pedido para que essa Casa conceda a honraria do Título Honorífico de Mérito da Educação a professora Piedade pelos relevantes serviços prestados ao nosso povo”, observou a vereadora.

Piedade Videira foi enfática quanto a necessidade de reconhecimento de todos os amapaenses no sentido da valorização da nossa manifestação cultural, procurando tornar a pesquisa um documento acessível a todos. “O Marabaixo é de todos nós, independentemente da cor de pele que veste nossos corpos. Apresento, na condição de pesquisadora, minha preocupação quanto a urgência do registro oral do Marabaixo, da nossa história”, ponderou.

Ascom/Janete Capiberibe
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento