Conselheira Tutular fala sobre a Campanha Maio Laranja da Tribuna da Câmara de Vereadores

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 10/05/2023 15h09, última modificação 10/05/2023 15h09

O mês de maio é marcado pela Campanha Maio Laranja de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Na terça-feira, 9, a conselheira tutelar Huelma Medeiros, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá, à convite da vereadora Luany Favacho (MDB), para abordar o tema.

Maio foi escolhido devido o caso da pequena Araceli Crespo, que em 18 de maio de 1973, aos 8 (oito) anos de idade, foi sequestrada, drogada, estuprada, assassinada e carbonizada, na cidade de Vitória/ES. Este ano, o crime completa 50 anos e seus agressores nunca foram punidos.

Huelma Medeiros destacou a importância de atuar preventivamente em defesa e proteção aos direitos das crianças e adolescentes, dando voz e fazendo com que elas se sintam assistidas e acolhidas. Em todos os casos, a vítima tenta se manifestar de alguma maneira. Mudanças de comportamento, silêncio predominante, baixo rendimento escolar repentino, são possíveis sinais de abuso sexual infanto-juvenil.

O Conselho Tutelar de Macapá atende quase que diariamente crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, em sua maior parte, cometido por algum familiar ou alguém de confiança da vítima, ressaltou a conselheira, que, na oportunidade, pediu um olhar mais atento das autoridades competentes aos Centros de Atendimento, visto que não se restringe apenas a identificar as vítimas, mas a dar condições a elas de um atendimento digno, breve e sem constrangimentos.

Luany Favacho (MDB) contribuiu com o debate, onde trouxe os números estarrecedores dos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A cada hora, três crianças são abusadas, cerca de 50% tem entre 1 a 5 anos de idade e, todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente. Há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores, destacou a parlamentar.

O objetivo da Campanha é promover a conscientização da comunidade sobre a necessidade de proteger nossas crianças e adolescentes, se atentando aos sinais e, em caso de suspeita ou confirmação da violência, denunciar às autoridades competentes através do Disque Denúncia (100).

Texto: Lorena D’Almeida/Ascom/Luany Favacho
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento