Comitiva de vereadores retorna de Brasília com a garantia de inúmeros investimentos para Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 23/03/2023 03h31, última modificação 23/03/2023 03h31

Após dois dias de intensa agenda de trabalhos na capital federal, a comitiva de onze vereadores retornou nesta madrugada a Macapá, com a garantia de inúmeros investimentos para o município. Os vereadores Marcelo Dias (Solidariedade), presidente da Câmara Municipal de Macapá; Gian do Nae (MDB); Carlos Murilo (PSL); Maraína Martins (Podemos); João Mendonça (PL); Janete Capiberibe (PSB); Alexandre Azevedo (PP); Caetano Bentes (Podemos); Nelson Sousa (PSD); Edinoelson Careca (Pros) e Paulo Nery (Cidadania), acompanharam o prefeito Antônio Furlan (Cidadania) em visita institucional a ministros, senadores e deputados federais.

Ponte Sérgio Arruda - Um dos resultados positivos da visita oficial a Brasília, foi a aprovação do projeto para o início das obras da nova Ponte Sérgio Arruda, na Zona Norte. Pelo projeto, a nova ponte será duplicada, com quatro vias, melhorando consideravelmente a mobilidade urbana naquela região da cidade.

A confirmação foi anunciada pelo diretor geral do Programa Calha Norte, General Poty: “Nossa equipe esteve empenhada. O projeto está aprovado, o processo licitatório está aprovado e vamos agora pedir o financeiro para que o mais cedo possível essa obra comece”, garantiu.

O projeto da maior obra de mobilidade urbana já realizada pelo município será executado com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Vinicius Gurgel (PL) e contrapartida da Prefeitura de Macapá. Os trabalhos serão executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

A ponte Sérgio Arruda é o principal acesso do Centro à Zona Norte da cidade. As pesquisas para desenvolvimento da ideia foram financiadas pela prefeitura, a partir de um convênio com a Unifap, com investimento de R$ 400 mil do Tesouro Municipal. O pacote de investimentos foi anunciado em 2021.

Caderno de Propostas - Durante todo a terça-feira (21), a comitiva fez visita oficial à bancada federal de deputados e senadores amapaenses e ministros. Na oportunidade, foram entregues Caderno de Propostas com planos para desenvolvimento dos setores da agricultura familiar, infraestrutura, saúde, educação e mobilidade urbana da capital.

Os vereadores e o prefeito foram recebidos pelo ministro Luiz Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Carlos Lupi, ministro da Previdência Social; General Poty, diretor geral do Programa Calha Norte; pelos senadores Lucas Barreto (PSD e Randolfe Rodrigues (Rede); e pelos deputados federais Vinícius Gurgel e Camilo Capiberibe.

Também integraram a comitiva da visita oficial à Brasília, a vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha; o representante do Governo Municipal em Brasília, Ivo Melo; o secretário municipal de Comunicação Social, Diego Santos; Simão Tuma, secretário adjunto de Governo; e Viviane Rebelo, subsecretária do Gabinete Civil.

Garantia de recursos - Para o prefeito Furlan, o contato com os parlamentares e ministros em Brasília é muito importante para garantir apoio e destinação de recursos que ajudarão a desenvolver vários projetos do município.

Marcelo Dias avaliou que a viagem à Brasília foi muito positiva com o anúncio da garantia de emendas para Macapá, liberação de recursos para obras e etc. “Fomos muito bem recebidos pelos nossos deputados federais, senadores e ministros. Cumprimos com o nosso papel de apresentar os projetos para Macapá e garantir os investimentos necessários para atender as demandas de nossa população”, declarou o presidente da CMM.

Secom/CMM/PMM